No MMA Latam, Igor Cavalari, Thiago Marques e Victor Assis destrincharam a história do 'canal mais zika da internet'

O Podpah encheu o pavilhão da Bienal do Ibirapuera durante o primeiro dia do MMA Latam, que aconteceu nesta terça-feira (11).

Em um painel mediado por Vinicius Novaes, editor do PROPMARK Online, Igor Cavalari, Thiago Marques e Victor Assis destrincharam a história do fenômeno, contando como tudo começou, o processo de terem se tornado um hub de conteúdo e quais serão os próximos passos do "canal mais zika da internet".

"Hoje, o Podpah trabalha com três pilares: conteúdo, produtos próprios e eventos", explicou Victor Assis, CEO do Podpah. Segundo o executivo, a meta atual é terminar o ano com seis programas na grade de programação do canal que, hoje, conta com o videocast Podpah, o Rango Brabo apresentado por Diogo Defante e o Quebrada F.C, apresentado por Rafael Vieira, conhecido como Jukanalha.

A identificação como fator crucial de sucesso
Atualmente com mais de seis milhões de inscritos no canal, algo foi crucial para que o programa se tornasse o fenômeno que se tornou: a identificação com o público.

"Nós começamos em setembro de 2020. Na época, já estava rolando uma cena de podcast e eu vi a necessidade de ter um programa das ruas, com uma linguagem mais popular. Na TV tudo era muito certo, sem palavrão etc e isso estava começando a acontecer na internet também, mas nós chegamos com uma pegada mais leve, de risada", afirmou Thiago, mais conhecido como Mítico.

"O fenômeno todo se deu por conta da nossa semelhança com o público. Foi isso que agregou o conteúdo, porque as pessoas que nós levávamos para o programa não estava na grande mídia. Desde o início, nós trabalhamos muito pra fazer acontecer e buscamos impactar as pessoas com papos úteis e pra frente, gerando representatividade", completou Igão.

O Podpah como ambiente seguro
Com oito patrocinadores anuais, Assis considera o Podpah como um "ambiente seguro para as marcas".

"O relacionamento com as marcas começou no terceiro mês. Os podcasts tinham muito patrocínio de internet, sabe? A primeira marca grande que se aliou ao Podpah foi Habbib's, que surgiu de forma orgânica. Os meninos falaram da marca em um episódio, eu peguei os resultados e apresentei para a marca. O Podpah foi pioneiro nisso e, hoje, é um lugar muito seguro para as marcas", explicou o CEO.

Durante o painel, algo foi deixado claro para o público: engana-se quem pensa que Igão e Mítico "apenas" sentam e falam do patrocínio. Os membros do Podpah garantiram que todo o trabalho é estudado e feito à muitas mãos.

"A gente fica muito de olho no que estamos fazendo. Vemos o que é importante abordar, quem trazer, o que faz sentido para o programa... A gente fica em cima de tudo. As marcas procuram muito a gente, mas nós também vamos atrás delas com projetos", afirmou Igão.

No relacionamento Podpah x Marcas, tem duas coisas que não podem ser deixadas de lado. A primeira delas é a identificação entre patrocínio e público e a outra é o entendimento do público sobre o momento.

"Desde o começo a gente bate na tecla de falar com o nosso público. Foi aos poucos, mas fomos falando com o nosso público e fazendo eles entender que as marcas não eram só pra nos dar dinheiro e sim porque elas proporcionavam experiências pra gente e para o público também. A gente tem esse contato com a audiência e eles representam a gente", concluiu Mítico.

Os próximos passos do hub
O painel se encerrou com as perspectivas de futuro do Podpah, que recentemente anunciou que será o canal de transmissão do Plantão Festival.

Já no segundo semestre, mas ainda sob o pilar de eventos, o Podpah anunciou que terá uma festa própria. "A gente tenta se manter muito próximo de música porque tem muito feat com a gente e com a nossa audiência", explicou Igor.

Sobre os próximos programas que irão chegar ao canal, o time do Podpah garante que a audiência não tem com o se preocupar.

"Essa coisa dos programas preocupa a audiência um pouco, mas eles não vão substituem a gente. Os apresentadores fazem parte do gosto da nossa audiência também e nós estamos a fim de fazer uma emissora de TV na internet, além de criar um programa e vender para outros lugares também", ressaltou Mítico.

"A gente trabalha muito nos programas e temos responsabilidade com os conteúdos que a gente publica. A gente promete que vai trazer ótimos conteúdos e originais também. Queremos marcar o entretenimento como o Multishow e o Pânico fizeram", finalizou Igão.