A Continental, marca de eletrodomésticos do Grupo Electrolux, dá mais ênfase ao posicionamento “Atualiza”, que propõe uma reflexão em torno de estereótipos dentro e fora do ambiente doméstico. A nova ação nesse sentido apresenta o S.A.C Atualiza com mensagens pelo viés humorístico e irreverente.

A marca convidou o Esse Menino, humorista mineiro que ganhou projeção nacional pelas redes sociais com o icônico vídeo do bordão “Tá passada?”, o famoso meme da “Pifaizer”.

Como rosto da campanha da Continental, o jovem aparece como atendente de telemarketing e responde dúvidas sobre equidade de gênero e uma vivência no lar mais igualitária, estimulando a reflexão em torno do tema de forma leve e descontraída.

Juliana Roschel, diretora de Marketing do Grupo Electrolux na América Latina, comenta que ainda que hoje as pautas sobre equidade de gênero estejam ganhando maior espaço de discussão, há um caminho importante a seguir. “Provocar uma reflexão leve e bem humorada sobre um assunto tão usual quanto divisão de tarefas em casa é uma forma próxima e leve de convidar o consumidor a pensar sobre o assunto. Nosso objetivo como marca é seguir convidando as pessoas ao diálogo e a consciência sobre a importância da quebra de estereótipos”, diz.

Os conteúdos em cocriação trazem o tom de humor atrelado a temáticas relevantes. A estratégia ainda conta com assets exclusivos, como figurinhas, cards e áudios, visando reforçar a temática da campanha.

A escolha do criador de conteúdo aconteceu pela sua atuação irreverente nas redes. Juliana explica que a Continental propõe reflexões sobre a quebra de estereótipos dentro e fora da casa, e está sempre buscando porta-vozes relevantes, proprietários de pautas que reforçam a narrativa da marca de equidade de gênero. “Esse Menino, com sua atuação irreverente nas redes sociais, aliada ao humor, foi uma forma de conseguir acessar nossa audiência e provocar uma reflexão leve e bem humorada sobre um assunto tão relevante, e que é extremamente necessário. Queremos sempre fomentar discussões e reflexões nesse sentido, buscando nos aproximar dos nossos consumidores, como um convite ao diálogo”, diz.

Para o Esse Menino, o humor tem a capacidade de exemplificar pautas e mostrar como as mudanças acontecem de uma forma mais leve. “De uma maneira que as pessoas consigam digerir melhor, sabe? E nessa campanha que eu atuei junto com a Continental tem muito disso, especialmente na troca com os clientes da brincadeira de SAC. O resultado final ficou muito chic, isso sim”, diz.

A ação está nas redes proprietárias de Continental e Esse Menino, além de contar com um time de influenciadores para amplificar o #SACAtualiza. O material começou com spoilers dia 20 pelos stories da marca e segue no ar até 5 de novembro.

Ao PROPMARK, a executiva explica que o conteúdo entrega o propósito da marca Continental, lançado no ano passado e que guia a atitude e tom de voz da marca, em todas as campanhas, iniciativas e projetos.

Nesse sentido, ela lembra que no dia Dia Internacional da Igualdade Feminina, em agosto, a marca teve a participação da Djamila Ribeiro em um ação para dar visibilidade às conquistas de mulheres ao longo do tempo, explicando a data existe e sua importância. “A ação com a Djamila contou com três vídeos produzidos pela escritora e que foram publicados em nossas redes sociais, além de influenciadores parceiras que fizeram parte da ação – em uma estratégia de amplificação dos conteúdos e do nosso propósito”, conta.

A fase da elaboração dos textos foi realizada pela agência Soko, com o time criativo tangibilizando as mensagens da marca em roteiros que tivessem aderência às redes sociais. “Por exemplo, utilizamos o Reels e roteiros dinâmicos, já que conhecemos a audiência, e ela busca por vídeos curtos e que despertem a atenção das pessoas. Também contamos com o olhar criativo do próprio Esse Menino, ele se pautou nos roteiros que trouxemos, mas adaptou o conteúdo à sua própria linguagem nativa”, explica Juliana.

A concepção criativa da ação e estratégia de Earned Media também foi viabilizada pela agência SOKO. Além da agência, a marca contou com a produtora Brokolis do Brasil, para a captação e edição dos materiais em vídeo, e com o suporte de gerenciamento do criador de conteúdo, pela Mynd, que conduziu e intermediou a relação.

Entre os outros influenciadores que participam estão Lela Brandão, Julio Rocha, Marcos Oli e Melted Videos – todos apresentarão conteúdos diversos, no mesmo mood da campanha. Ha ainda um crossover entre os podcasts Poc de Cultura e Angu de Grilo, com uma conversa entre os criadores de conteúdo, pautando as diferentes visões frente à divisão de tarefas e equidade de gênero.

Juliana conta que a repercussão da campanha tem sido bastante positiva na audiência da empresa e afirma que o trabalho tem sido gratificante para o time. “Saber que de alguma forma o SAC Atualiza entra na vida das pessoas reafirmando a ideia de que elas estão certas em querer atualizar os padrões de comportamento na divisão de tarefas, quebrando velhos estereótipos, nos faz ter a certeza de que estamos trilhando o caminho certo. A cada comentário podemos perceber no tom que as pessoas precisavam que essa pauta fosse abordada, elas até marcam umas as outras pra dar aquele puxão de orelha descontraído. E fazer parte disso, ser parte da voz dessas pessoas, de maneira leve e instrutiva é algo que nos tangibiliza o sucesso da ação”, afirma.

Ainda de acordo com a executiva, desde o relançamento da Continental para o mercado brasileiro, que aconteceu no Dia Internacional da Igualdade Feminina, em 2020, a marca tem muito clara a importância de abraçar o posicionamento “Atualiza”, como uma pauta emergente e necessária, mas sempre como um convite para a reflexão e atualização de estereótipos. “Sabemos que temos muitos caminhos a percorrer, mas ficamos muito contentes em ver que nossas ações têm sido assertivas, tanto em narrativa, quanto em parceiros, para que seja possível fomentar cada vez mais essa discussão em diferentes contextos.”

Acostumado ao processo criativo feito sozinho, Esse Menino conta que tem sido “massa” trabalhar com outras pessoas no desenvolvimento de projetos. “Acho legal poder trocar e aprender com outras pessoas. Não que eu não goste da parte solitária. amo, mas funciono bem também com um time”, diz.

Para o criador de conteúdo, o humor continua fazendo o que sempre fez, dando uma visão engraçada do mundo que “está em constante mudança (ainda bem)”. “A internet ajuda a chegar a mais pessoas, o que é sempre bom para o artista. E ter o apoio de marcas em publicidades com esses valores dá uma esperançazinha de que estamos realmente evoluindo e quebrando padrões de comportamento que não acrescentam em nada.”