Os comerciais agora poderão ser avaliados quanto a seu impacto, credibilidade e persuasão pelos próprios consumidores. A partir de agosto será disponibilizado ao mercado o AdScore, ferramenta que resultou da parceria entre Ibope Inteligência e Contplay e que gera indicadores sobre os filmes. A avaliação é feita por meio de sete perguntas. A partir daí, o filme é comparado com outras produções semelhantes, além de ser analisado individualmente. O sistema pode ser usado para avaliar filmes de TV aberta e por assinatura e internet.

Os índices foram ajustados depois de avaliações realizadas por mais 20 mil pessoas, o que também ajudou a estabelecer o padrão de referência, de acordo com o Ibope. “A ferramenta consegue medir como os internautas reagem ao comercial e a partir disso mensurar o impacto, entendimento, persuasão e mobilização, que são métricas chave para avaliação de comunicação”, diz Pedro Cabral, CEO do Contplay.

A ferramenta pode ser acessada pelo site do Contplay. Lá, o consumidor assiste ao vídeo e responde ao questionário. A própria página identifica o perfil do usuário – faixa etária, sexo, nível de escolaridade – e dá ao anunciante um panorama das avaliações de cada público. A média de participantes por avaliação é de, no mínimo, 200 internautas. Também é possível solicitar somente o relatório de métricas referentes a um vídeo individual ou a um grupo de comerciais ou até criar uma pesquisa customizada.