Muitos dos desafios do século XXI necessitarão de novas redes de cooperação entre a sociedade civil, o setor privado e os Governos. Esta foi a mensagem de encerramento e a tônica do CGI (Clinton Global Initiative) Latin America, realizada no Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, entre 8 e 11 de dezembro. Por meio de um vídeo exibido no encerramento do evento, o ex-presidente Clinton – que esteve no Rio para a abertura – disse acreditar que se está no caminho certo.
Diversas empresas, entidades e ONGs selaram, ao longo dos três dias do evento, compromissos com projetos sociais voltados para a educação, a inclusão social e a preservação do planeta. Entre as empresas estão Coca-Cola, Itaú, Nike, Nestlé e Natura. Os participantes desenvolveram e anunciaram 27 compromissos – novos, específicos e mensuráveis projetos para enfrentar os desafios da América Latina. Estes, avaliados em mais de US$ 222 milhões, pretendem impactar positivamente a vida de mais de 500 mil pessoas na América Latina.
Entre os compromissos firmados nesta edição do evento estão: “Crianças ativas fazem melhor: Remodelando a década brasileira do esporte”, da Nike em parceria com PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), BID, Natura, Prefeitura do Rio de Janeiro, Caixa Econômica Federal, Deutsche Gesellschaft für Internationale (GIZ), BMZ (German Federal Ministry for Econ Cooperation and Dev’t), Instituto Bola Pra Frente e Central Única das Favelas); “Nutrir crianças saudáveis”, da Nestlé em parceria com a Associação Internacional de Federações de Atletas, Instituto Bola Pra Frente, Instituto Fernanda Keller, Casa do Zezinho e Bairro da Juventude; “Coletivo”, da Coca-Cola em parceria com Banco Interamericano de Desenvolvimento; “Apoio para o crescimento da liderança das mulheres nas PME”, do Itaú Unibanco em parceria com Banco Interamericano de Desenvolvimento e IFC0; “Movimento Água para São Paulo”, da The Nature Conservancy em parceria com Femsa, Ambev, Kimberly-Clark, Itaú Unibanco, Sotreq, Town of Extrema e Grupo ABC; “Oferecendo oportunidades de emprego para a juventude”, do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) em parceria com Microsoft, Caterpillar, Walmart, International Youth Foundation, Cemex, McDonald’s e CNI (Confederação Nacional da Indústria); “Novas ferramentas e finanças sociais para impactar 100 mil vidas no Brasil”, da Sitawi em parceria com Mais Unidos Group, Walmart, Dow Chemical, Instiglio e Família C, entre outros.
Até hoje, os participantes do CGI fizeram cerca de 2,5 mil compromissos que estão melhorando a vida de mais de 430 milhões de pessoas em mais de 180 países. Assim que forem totalmente financiados e implementados, esses compromissos serão avaliados em US$ 87,9 bilhões. Os membros do CGI já tinham firmado 616 compromissos em todo o mundo que impactam diretamente a região latino-americana desde o lançamento da Clinton Global Initiative, em 2005. Mais de 250 desses compromissos são projetados especificamente para melhorar a qualidade de vida em toda a área, e têm um valor estimado de US$ 4,6 bilhões quando totalmente financiados e implementados.
Os patrocinadores desta edição do CGI Latin America foram Amil, Andrade Gutierrez, CCR, CNI, ExxonMobil, Grupo ABC, Grupo Contax, Grupo Puntacana, BID, InterEnergy, Itaú Unibanco, Laureate Education, Light, OAS, Oi, PWC, Rockefeller Foundation, Santander, The Coca-Cola Company, The Dow Chemical e Valor Econômico.