A organização do Cannes Lions já demonstrava, desde o início de 2013, preocupações sobre a realização do evento em 2014 – realizado exatamente durante a Copa do Mundo, a ser realizada no Brasil, pegando a primeira fase e, provavelmente, o início das oitavas-de-final. Cogitou-se inclusive mudar a data e até trazer o acontecimento ao país, em caráter excepcional, mas ambos os planos foram derrubados.
O assunto, porém, continua gerando incertezas para os organizadores. Prova disso é a realização de uma pesquisa com os delegados da edição de 2013, direcionada especialmente à participação das agências e demais empresas no festival ano que vem. Entre as questões do levantamento estão “A Copa 2014 afeta seus planos e de sua empresa para ir a Cannes ano que vem?”, “Sua empresa enviará o mesmo número de pessoas para o festival em 2014?”, “Seria mais interessante participar do festival ano que vem se ele tivesse o Brasil e a Copa do Mundo como foco?”, “Sua empresa sente a necessidade de escolher entre a Copa do Mundo e Cannes?” e “A Copa afetará o número de inscrições no festival?”.
Entre as alternativas, a pesquisa analisa a possibilidade de as equipes enviarem profissionais mais juniores, de não poderem comparecer por terem clientes participando da Copa ou por preferirem investir no evento esportivo em detrimento do festival. Não fica claro, porém, se os resultados podem afetar na data do Cannes Lions 2014, até então programado entre 15 e 21 de junho do ano que vem, ou mesmo em seu local, na Riviera Francesa. Procurada, a organização do festival não se posicionou até a publicação desta nota.