A Copa do Mundo de 2014 deve ser o evento com maior repercussão da história nas mídias sociais. Segundo um estudo da Adobe Digital Index, ferramenta de mensuração que coletou dados de blogs, Facebook, Google+, Reddit, Twitter, Dailymotion, Flickr, Instagram, Tumblr, VK, Disqus, Foursquare, Metacafe, WordPress e YouTube em 230 países, o Mundial deve ter aproximadamente 19 milhões de menções em 12 meses.
Curiosamente, 48% deste buzz vem da região da Ásia-Pacífico, em especial do Japão (37%), seguida da Europa, com 32% – sendo 11% do Reino Unido e 8% da Alemanha, e as Américas (20%), com o Brasil responsável por 9% do total.
Sentimento
No que tange o ânimo geral com a competição, a repercussão foi em boa parte positiva, liderada pelo sentimento de admiração (27%), felicidade (22%) e ansiedade (10%). Nas menções negativas, destacam-se tristeza (20%) e desgosto (11%).
No Brasil, a situação muda em relação ao sentimento geral: 42% das postagens são negativas, com 36% demonstrando tristeza, 5% desgosto e 1% raiva.