Levantamento da MindMiners destaca que 67% dos brasileiros consomem regularmente conteúdos esportivos

A MindMiners publicou o estudo "Faces do Esporte" sobre as preferências dos brasileiros em relação a eventos esportivos, abordando gerações, diversidade e inclusão. O levantamento revelou que 67% dos entrevistados consomem regularmente conteúdos esportivos, sendo a TV aberta o meio de comunicação favorito por 65% dos respondentes para acompanhar competições e eventos. As redes sociais aparecem em seguida, sendo utilizadas por 48% dos participantes, seguidas por canais fechados com 38% e plataformas de streaming com 31%.

Em relação às mídias digitais, 73% dos entrevistados afirmaram que gostam de utilizar o YouTube para acompanhar jogos e partidas de suas modalidades preferidas, enquanto 59% optam pelo Instagram e 34% pelo Facebook.

De acordo com a pesquisa, 60% dos respondentes afirmaram que a Copa do Mundo é o evento que mais gostam de acompanhar, seguida das Olimpíadas com 49%, Copa do Brasil com 43%, o Brasileirão e a Libertadores empatando com 41%. Os Jogos Olímpicos se destacaram entre as mulheres, com 68% delas demonstrando maior interesse, enquanto entre os homens, esse percentual foi de 33%. A Copa do Mundo também teve uma preferência maior entre o público feminino, com uma diferença de sete pontos percentuais. 58% dos entrevistados afirmaram que "gostam" ou "gostam muito" das Olimpíadas, e 39% se consideram engajados com o tema.

Ainda segundo o estudo, o interesse e engajamento da geração Z nas Olimpíadas foi o menor em comparação com as demais gerações. 48% dos jovens afirmaram gostar do evento e 28% acompanham com frequência. Os esportes mais interessantes para acompanhar, selecionados de maneira geral entre os entrevistados, são vôlei, futebol, natação e ginástica, seguindo ordem de importância. Outras modalidades que também despertam interesse são basquete, saltos ornamentais, skate, tênis e handebol.

O levantamento ainda identificou que 73% dos entrevistados disseram que os clubes deveriam investir em programas comunitários e sociais. 80% concordou com a criação de mais programas de incentivo às atividades físicas no país. 83% afirmaram que os esportes devem ser acessíveis a todos, independentemente de habilidades físicas, e 67% dos brasileiros afirmaram apoiar iniciativas privadas que utilizam o esporte como ferramenta para educação e desenvolvimento social.

"O desejo da MindMiners com esse estudo é fazer com que pessoas e empresas enxerguem as oportunidades por trás do esporte, muito além do futebol e de seus jogadores. É possível  direcionar suas estratégias de marketing e escolher outra modalidade para patrocinar, assim como atletas não óbvios", diz Danielle Almeida, CMO da MindMiners.

Crédito: Foto de Gustavo Ferreira na Unsplash