Alemanha sagrou-se campeã da Copa 2014A Copa do Mundo 2014 foi o maior evento já registrado nas mídias sociais, tendo envolvido 350 milhões de usuários do Facebook no mundo todo, informou a empresa nesta segunda-feira (14). Ao todo, foram três bilhões de publicações, comentários e curtidas relativas ao torneio.

“Sabíamos que a Copa do Mundo seria grande, mas esse nível de engajamento é extraordinário”, disse Nick Grudin, diretor de parcerias de mídia global do Facebook. “Foi o maior nível de conversas sobre um único evento que já registramos”. Atualmente, o Facebook conta com 1,28 bilhão de usuários ativos mensais.

O tráfego recorde do Facebook na Copa do Mundo sugere que a companhia está sendo cada vez mais usada como uma plataforma para discutir eventos em tempo real, um segmento no qual o Twitter foi pioneiro. O uso difundido de celulares que tornaram as mídias sociais onipresentes ajuda a explicar os números recordes do Facebook.

A final, disputada entre Alemanha e Argentina no domingo (13) foi a partida mais comentada do campeonato, com 88 milhões de usuários e 280 milhões de interações, de acordo com a empresa. “O Facebook foi o estádio global para a Copa do Mundo de 2014”, disse Grudin. Neymar liderou o ranking de jogadores sobre o qual mais se falou, seguido pelo argentino Lionel Messi, pelo português Cristiano Ronaldo e pelo uruguaio Luis Suárez.

Com 26% de todas as interações na Copa do Mundo, o Brasil teve a voz mais forte no recorde do Facebook. Os Estados Unidos responderam por 10% das publicações, comentários e curtidas, seguido por Indonésia (6%), México (5%) e Argentina (4%). As informações são da Reuters.