Em 2009, Bruno Felipe, morador de Vargem Grande, zona oeste do Rio de Janeiro, havia ido a uma festa. Ele estava no segundo andar, numa varanda, quando caiu. Hoje, Bruno vive em uma cadeira de rodas. “Na verdade, o baralho me fez sair de casa para jogar pôquer”, disse. Felipe é um dos personagens de uma websérie feita pela Copag, empresa responsável pela produção e distribuição de baralhos e jogos, para o Dia do Baralho, comemorado em 13 de setembro. A data foi criada em homenagem ao 139, um dos baralhos mais tradicionais. A intenção da marca, que foi pensada e executada pela Mkt Virtual, agência de Santos, litoral sul de São Paulo, foi mostrar a relação de algumas pessoas com as cartas. Para isso, um ônibus, batizado de Copag Bus, saiu de Santos rumo ao Recife (PE). Foram mais de 3,2 mil quilômetros, 17 cidades e 50 histórias, que resultaram em oito capítulos, que vão ao ar todas as terças e quintas-feiras até o próximo dia 13.

As webséries foram conduzidas pelos blogueiros Felipe Pacheco e Debbie Corrano, donos do site Pequenos Monstros, e estão disponíveis no canal oficial da marca no YouTube. Mariana Dall’Acqua, diretora de marketing da Copag, conta que um dos objetivos dessa ação foi mostrar a conexão das pessoas com o baralho. “Hoje, o baralho vai além de um jogo, ele proporciona momentos únicos de diversão e reunião com amigos e familiares. Por isso, celebrar a data com uma campanha que conte estas histórias, mostra o quanto o baralho 139 está presente na vida e na memória dos brasileiros”, explicou.

A executiva disse ainda que o objetivo é ir ainda mais além com a data. “Queremos que o Dia do Baralho seja reconhecido como tantos outros dias comemorativos, que seja lembrado como um dia de diversão para todas as idades e todas as classes”, afirmou. Ludmilla Rossi, sócia-diretora de criação e planejamento da Mkt Virtual, disse que a inspiração para essa ideia veio da própria pulverização e distribuição da Copag. “Tem a ver com o Brasil real, o Brasil que nem todos os brasileiros conhecem, mas o 139 conhece muito bem”, afirmou. Ainda de acordo com ela, a própria viagem, que durou sete dias, foi uma inspiração. “O baralho é elemento muito presente em estradas, nos caminhos e um elemento portátil. O ônibus também contribuiria muito para gerarmos um conteúdo rico dentro de uma logística que passasse por cidades fora do circuito Rio-São Paulo”. A Copag também promoverá uma promoção com 15 atacadistas parceiros, nos quais todos os clientes que comprarem três dúzias do baralho 139, ganham meia dúzia de 139 classic.

Sobre o mercado no qual a Copag atua, Mariana Dall’Acqua, diretora de marketing da empresa, classificou-o como competitivo. “Mas temos um produto de baixo custo que pode ser usado por todos e tem como diferencial socializar as pessoas”, finalizou.