Acontece neste sábado (27), a celebração pelo Dia Nacional de Doação de Órgãos e para chamar atenção da população para o tema, o Corinthians e a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO) realizaram o projeto “Um Por Todos. Essa paixão tem que continuar”. No último domingo (21), na partida contra o São Paulo, pelo Campeonato Brasileiro, o time do Parque São Jorge entrou em campo com faixas presas ao braço de cada jogador que foram confeccionadas a partir de uma camisa do torcedor Thiago Luis Rosa.
Thiago, de 28 anos, faleceu no começo de setembro em um acidente em sua cidade natal, Presidente Prudente. Mas, graças à sua escolha, ele teve os órgãos doados, salvando e melhorando a vida de outras pessoas. O vídeo do case, que relembra o jogador, foi produzido com o apoio da Novartis.
No Brasil, de acordo com dados da ABTO, cerca de 30 mil pessoas esperam por um transplante. Esse número poderia ser menor, caso mais pessoas deixassem claro para seus familiares a sua vontade de ser um doador. E cada doador pode até salvar até dez pessoas e prolongar a vida de muitas outras.
A ação contou com a assinatura da agência 3yz. “Foi muito especial fazer um trabalho com uma causa tão forte. Trazer esta mensagem dentro do futebol potencializa ainda mais o assunto, pois envolve muita paixão. Esperamos que esta iniciativa ajude a conscientizar as pessoas que uma simples sinalização para família poderá ajudar a salvar muitas vidas”, explica Roberto Sirotsky, sócio da agência.