A torcida do Corinthians, que é a maior do Brasil com 30 milhões de torcedores e foi muito bem retratada como “o bando de loucos” na campanha “República Popular do Corinthians”, criada pela F/Nazca S&S e que rendeu até Leão de Bronze em Cannes, é um capítulo à parte na história do centenário time de futebol paulistano. A paixão dos corintianos pelo clube desperta emoções exacerbadas e também um apetite grande para consumir produtos ligados à marca.

Dados da Pluri Consultoria mostram que o potencial de consumo dos torcedores do Corinthians é de R$ 450 milhões, bem à frente do potencial dos são-paulinos, em segundo lugar, que é de R$ 289 milhões. De olho nesse enorme potencial de consumo, a Mastran Business Fairs – com o apoio oficial do Corinthians – idealizou a feira Natal da Fiel Torcida, programada para acontecer entre os dias 5 e 8 de dezembro de 2013, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo.

Apesar de ser apresentada como uma feira de varejo com todos os tipos de ofertas especiais, obviamente a maior atração serão os produtos com a marca Corinthians. “É a primeira feira temática no Brasil, com expectativa de público de 100 mil pessoas por dia”, contou Ênio Vergeiro, da Mundo Mídia Comercialização, que fechou acordo com a Mastran para comercializar o evento.

De acordo com o executivo, o trabalho começou este mês e, por isso, até o momento não foi fechada nenhuma cota de patrocínio. Serão negociadas três cotas para patrocinadores oficiais, no valor de R$ 3 milhões cada, além de 18 cotas para patrocinadores setoriais, por R$ 250 mil cada. Toda a temática do Corinthians será levada para a feira com atrações especiais, como a apresentação da Escola de Samba Gaviões da Fiel. Vale lembrar que 75% dos torcedores corintianos pertencem às classes BC, 20% à classe D e 5% à classe A.

Vergeiro afirma que já foram fechadas parcerias de mídia com o jornal Lance! e o Grupo Bandeirantes de Rádio, sendo que a rádio oficial é a Bradesco Esportes, além de acordos com sites e divulgação nas redes sociais do Corinthians. Entre os potenciais patrocinadores estão uma grande marca de varejo, marcas de eletrônico, do setor de viagens e financeiro. Além disso, haverá uma cerveja oficial do evento, acordo que também será negociado. “Esse movimento inicial de divulgação já fez com que tenhamos a participação do pequeno varejo, de licenciados da marca Corinthians. O potencial é enorme”, frisou Vergeiro.