Há exatos 111 anos, um grupo de cinco operários decidiu criar um time de futebol. A ideia, aparentemente despretensiosa, surgiu depois Joaquim Ambrósio, Antônio Pereira, Rafael Perrone, Anselmo Correa e Carlos Silva assistiram a uma partida do Corinthian FC, equipe inglesa que fazia uma excursão pelo Brasil.

Nascido no cruzamento das ruas Cônego Martins e José Paulino, no Bom Retiro, centro de São Paulo, o Corinthians conquistou o país, a América e o mundo, em dezembro de 2012, diante do Chelsea, no Mundial Interclubes de 2012, no Japão. Ao passo que a equipe ganhava projeção mundial dentro dos campos, a marca Corinthians também avançava no universo do marketing e, assim, atraía a atenção de empresas que viam no clube uma boa oportunidade.

Falando em oportunidade, a Midea aproveitou o aniversário do time nesta quarta-feira (1º) para deixar eternizada a sua marca na Neo Química Arena: a Calçada da Fiel. A iniciativa homenageia 111 nomes que vestiram a camisa alvinegra, sendo 100 deles eleitos por historiadores, jornalistas e especialistas.

Já os outros 11 ficaram a cargo dos fiéis torcedores, que foram convidados a montar o time dos sonhos por meio de um site. “Foi um projeto que começou a quatro mãos com o Corinthians e que ficará na Neo Química Arena para sempre, além de passar a fazer parte do tour do time”, disse Simone Camargo, diretora de marketing da Midea.

A marca é patrocinadora do Corinthians há dois anos e o contrato de 2021 vence no final do ano. “Já estamos negociando para renovar, porque temos todo o interesse de ficar. O patrocínio nunca foi um projeto de curto prazo, é de longo, e por isso deverá continuar”, afirmou.

Calçada da Fiel: patrocínio da Midea (Divulgação)

Outra patrocinadora do time, a distribuidora de combustíveis ALE anunciou, no começo da semana, a renovação da parceria com o Corinthians por mais um ano. A novidade, no entanto, é que a marca seguirá estampada na parte frontal superior das camisas oficiais da equipe masculina de futebol profissional do Timão.

Além do destaque para a marca na camisa, a ALE prevê a realização de uma série de ativações com a torcida e ações de relacionamento com clientes e proprietários de postos de combustíveis e serviços. 

LIVE E PROMOÇÕES
O aniversário do Corinthians também renderá a ‘Live 111 Anos – A Fiel Vai Invadir’, que acontece hoje, a partir das 19h. O jornalista Ivan Moré e o humorista Alfinete vão comandar a live que receberá ex-jogadores e atrações musicais e será transmitida diretamente da Neo Química Arena pelas mídias oficiais do time no Facebook WatchTikTokTwitch YouTube.

A Centauro será a responsável pelo esquenta do evento com um projeto que estreia hoje. Chamado de ‘Arquibancada Centauro’, a ação integrada tem o objetivo de gerar conteúdo por meio de lives especiais na plataforma para agregar valor e ampliar os pontos de contato da empresa com os amantes da bola.

Outra novidade é que a marca vai dar descontos em itens ligados ao time. Para divulgar as promoções, a varejista fará uso de QR Code levando os espectadores para o seu e-commerce e ainda contará com a interação dos convidados participantes do esquenta, que vão mostrar as camisas e os outros produtos que serão comercializados.

A Fala Timão, operadora do clube, também vai apostar em promoções de recargas. Além disso, durante a live, a marca fará um sorteio de chips com números especiais, conhecidos como gold numbers, que terão os dígitos finais de cada invasão do Timão durante a sua história, como em 1976, quando o Rio de Janeiro foi tomado por corinthianos.

“Promover uma ação como essa, numa data tão importante para o fiel torcedor, é um privilégio para nós que buscamos conectar todos esses torcedores e mostrar que a Fala Timão é a melhor conexão para o Bando de Loucos, estejam onde estiver”, disse Tatiane Perez, CEO da Dry Company.