No começo deste mês, a Corona e a Rappi iniciaram parceria para ajudar o público a fazer escolhas mais conscientes nos pedidos de delivery em São Paulo e Rio de Janeiro.
Juntas, a cerveja da Ambev e o superapp convidaram os estabelecimentos a aderirem ao selo Less Plastic, que identifica os negócios com práticas mais sustentáveis. Como pontapé inicial, a Corona disponibilizou gratuitamente mais de 31 mil embalagens para dezenas de lojas.
De tamanhos variados, as embalagens são feitas de fécula de mandioca que levam aproximadamente 12 semanas para completa decomposição – enquanto o plástico leva anos – e podem ser utilizados como adubo ao final do processo de compostagem.
Quando se esgotarem as embalagens de cortesia, os estabelecimentos terão acesso aos fornecedores dos materiais, podendo adquirir as embalagens por valores próximos aos dos embrulhos de plástico. Os usuários que pedirem suas refeições nos restaurantes com o selo Less Plastic também ganham desconto na compra de Corona Extra.
João Pedro Zattar, head de marketing de Corona, comenta que a marca nasceu na praia e é profundamente conectada com a natureza. “Um dos nossos principais valores é a sustentabilidade e a proteção dos oceanos, principais afetados pela poluição plástica que começa nas nossas cidades. Sabemos que não conseguimos fazer isso sozinhos, então buscamos nos unir a parceiros e pessoas que, assim como nós, entendem a importância dessa mudança de hábitos. Não é comum encontrar curadorias que ajudem a escolher restaurantes com um menor impacto ambiental. A parceria torna isso mais fácil, apoiando o público a dar o primeiro passo em direção a uma vida mais eco consciente”, diz.
Anna Fleury, gerente de Relações Públicas do Rappi, também celebra o trabalho conjunto das empresas. “É com bastante orgulho que o Rappi se une ao movimento de consumo sustentável por meio da adoção de medidas que visam à redução da poluição plástica. Nosso objetivo é conscientizar os usuários e os estabelecimentos acerca do impacto das embalagens de plástico, bem como estimular as empresas, indústrias e o comércio a buscarem soluções inovadoras para tornar a produção e o consumo mais conscientes e sustentáveis”, explica.
Recentemente, a Corona também lançou o webapp Plastic Reality (Realidade do Plástico), uma ferramenta gratuita para calcular a quantidade individual de lixo consumida no ano.
O usuário responde a perguntas básicas sobre seus hábitos e visualiza sua pegada por meio de pedaços de plástico de Realidade Aumentada, inseridos virtualmente no mundo físico. A cerveja da Ambev hoje recupera e recicla mais plástico do que utiliza. No Brasil, já limpou 1,2 milhão de m² de praias, recolhendo mais de 5,4 toneladas de lixo descartado de forma irregular.