A Associação Ibero-americana dos Ministérios Públicos encomendou aos seus afiliados uma grande campanha contra a corrupção que começou a ser veiculada simultaneamente em 21 países nesta semana. A iniciativa quer mobilizar o maior número de pessoas possível em torno da ideia de que o primeiro passo para acabar com esse problema é dizer “NÃO” a qualquer atitude corrupta, além de divulgar o papel dos Ministérios Públicos no combate à corrupção.

No Brasil, o Ministério Público Federal executou a missão junto com a agência Vento Bravo Comunicação, de Brasília. “A campanha é bastante conceitual e aborda, de maneira bem simples, o conceito de corrupção, mostrando que qualquer um de nós pode dizer não à corrupção diariamente”, declara Humberto Junqueira, sócio e diretor de criação da Vento Bravo.

A campanha tem como principais peças um comercial de TV e cinema, com versões de 60 e 30 segundos e um comercial de rádio de 30 segundos, gravados em português, espanhol europeu e espanhol latino. A grande ação também contempla anúncios para jornais e revistas, cartazes, banners web, hot site e peças para Facebook e Twitter com a hashtag #CorrupçãoNão, todos com versões em português e espanhol. A mídia out of home será utilizada com mobiliário urbano, mídia aeroportuária, empenas, entre outras peças.

A criação e produção das peças publicitárias da campanha foram pagas utilizando os recursos para propaganda já previstos pelo Ministério Público Federal, mas cada Ministério Público terá de buscar junto aos veículos de comunicação de seus países a parceria para a veiculação.

No Brasil, o órgão não compra espaço publicitário para suas campanhas. Toda a veiculação é obtida gratuitamente com a adesão dos veículos de comunicação.

Confira o comercial: