Cortar os investimentos em anúncios de TV pode não ser a melhor ideia para enfrentar tempos de crise. Um estudo realizado pelas consultorias TiVo Research e 84.51° analisou o impacto da redução de orçamentos publicitários de 15 marcas globais de consumo e concluiu que os cortes têm forte correlação com a queda nas vendas dos produtos.
De acordo com a pesquisa, 11 das marcas avaliadas registraram redução nas vendas depois de decidir investir menos em propaganda televisiva. O estudo analisou dados durante os anos de 2013 e 2014.
Segundo os resultados apresentados pelo trabalho, a cada dólar a menos direcionado a anúncios em TV, as marcas perderam três vezes mais em retorno de vendas. Ao investirem US$ 3 milhões a menos, as empresas viram as vendas caírem, em média, US$ 8,6 milhões.
Para a presidente e CRO da A+E Networks, muitos anunciantes estão se precipitando ao redirecionar seus orçamentos de TV para o digital. ”Estão fazendo isso sem entender os efeitos e sem quantificar o valor dessa mudança”, diz.
Nessa linha, o chefe de pesquisa da Turner, Howard Shimmel, declara que pretende trabalhar com a Tivo Research para saber melhor como o retorno sobre investimento (ROI) do digital se compara aos resultados gerados pela TV e se o digital pode maquiar as perdas em vendas atribuídas pela TV”.
Com informações do Warc.com