A consultora de moda Costanza Pascolato e a artista plástica Marilu Beer: as protagonistas

Depois de seis meses no YouTube, o “Sofá-Chat-Show” “Costanza & Marilu” estreia no canal Discovery Home & Health na próxima quinta-feira (13), à 0h15. O projeto é do colaborativo internacional de inteligência criativa Asas da Imaginação, idealizado pela cineasta Paula Trabulsi, cuja missão é desenvolver projetos originais de cultura e entretenimento. O programa é estrelado pela empresária e consultora de moda Costanza Pascolato e a artista plástica Marilu Beer – também grandes amigas fora das telas.

Paula diz que há duas premissas na Asas: a integração de plataformas e a crença na inteligência da audiência, sempre. A entrada de “Costanza & Marilu” na TV segue essa premissa, como uma maneira de ampliar o território do programa. Mas a conversa com a internet será sempre mantida. Entram no ar inicialmente os programas originalmente exibidos no canal do YouTube, reempacotados para o modelo broadcast, explica Paula. Os 15 primeiros episódios transformaram-se em programetes de cinco minutos cada. Depois entra no ar a aventura de oito episódios das “moças” na Toscana, Itália, viajando pela região com um sofá inflável a tiracolo. Por fim, serão criados episódios semanais de cerca de meia hora.

“O que há de interessante nesse programa é a reverência que fazemos a quem está no ‘topo da montanha, pessoas sábias’. O que é incomum, pois estamos sempre priorizando as opiniões dos mais jovens. Costanza e Marilu são mais velhas e joviais, irreverentes, pessoas que queremos ouvir”, diz Paula, que também acredita no programa como um redentor para o público feminino ao exibir mulheres despreocupadas com o visual, que se mantêm longe das plásticas e despidas da tensão de terem que ser perfeitas o tempo todo para filhos, chefes, maridos “e que continuam a mil por hora, sendo criativas, trabalhando e servindo de inspiração”.

Paula conta que a audiência masculina do programa na internet já é bastante significativa. Segundo ela, a escolha pelo Discovery H&H tem a ver com a visão mais contemporânea e integradora dos projetos da Asas. “Não queriamos abrir mão de algo essencial do programa: manter uma intensa conversa social na internet com os fãs ao redor do nosso conteúdo”, explica, ressaltando que a intenção é ampliar os domínios do projeto.

Outros trabalho da Asas no momento são a série para TV e web “Like!”, descrita como um olhar divertido e irônico sobre uma empresa especializada em fabricar celebridades, e o longa “Linha”, com Maria Fernanda Cândido.

Mais robusto e estruturado, o coletivo Asas da Imaginação conta com a participação de cerca de 15 pessoas de vários países – os “story doers”, como define Paula – e acaba de entrar de sócio no cinema Caixa Belas Artes, ícone da cidade de São Paulo. A intenção da Asas é usar o espaço para potencializar projetos que envolvam marcas e conteúdo de entretenimento. “O cinema é nosso templo mitológico”, diz Paula.

Entre os “story doers” da Asas estão hoje Patrícia Weiss, especialista em branded content, que cuida da área de estratégia de conteúdo e transmídia; a jornalista e apresentadora Mônica Waldvogel; a criativa Suzana Apelbaum, hoje na direção de criação do Google em Nova York; além de empreendedores envolvidos.