Teremos uma retomada econômica ainda com incertezas causadas pela pandemia e pelo cenário político local. O consumidor continuará a procurar bem-estar

Marcas estão otimistas, mas preparam planos voltados para fomentar experiências viabilizadas por meio de tecnologias capazes de garantir readaptação a cenários potencialmente influenciados por novas mudanças nos hábitos de consumo. Em ano agitado por 5G, eleições e Copa do Mundo do Catar, anunciantes buscam ainda conversas sobre transformação social. Diversidade, inclusão e meio ambiente seguem na pauta.

Ana Paula Castello Branco, diretora de advertising  e brand management da TIM Brasil
Ana Paula Castello Branco, diretora de advertising e brand management da TIM Brasil (Divulgação)

"A TIM tem uma postura protagonista, sempre buscando liderar os movimentos do setor, e está preparada para os desafios de 2022. Principalmente, porque estamos prestes a lançar o 5G, tecnologia que revolucionará diversos setores da indústria, inclusive a publicidade, trazendo mais inovação e desenvolvimento para o país. No campo da comunicação e relacionamento com o consumidor, estamos prevendo a retomada dos eventos presenciais – obviamente, seguindo todos os protocolos de segurança – e trabalharemos fortemente a nossa plataforma de música”

Juan Katz, head de marketing da GSK Consumer Healthcare Brasil (Divulgação)

"Teremos uma retomada econômica ainda com incertezas causadas pela pandemia e pelo cenário político local. O consumidor continuará a procurar bem-estar com foco no autocuidado, tendência acelerada desde 2020. As estratégias de comunicação que ganham relevância são focadas no digital: e-commerce e uso de segmentações comportamentais para entregar a mensagem ao consumidor no momento certo. Na GSK Consumer Healthcare, aprofundaremos a comunicação das marcas centrada no ser humano, promovendo campanhas focadas em diversidade e inclusão”

Christianne Toledo, diretora de marketing da Marisa (Divulgação)

"Estamos otimistas. A meta é nos aproximarmos das consumidoras, consolidando a Marisa como a plataforma da mulher brasileira. A aposta no formato multicanais será mantida. Queremos mostrar que somos uma companhia de moda versátil, sem deixar de lado a qualidade e a sustentabilidade de nossos produtos”

Cristina Hegg, diretora de marketing para o negócio (Divulgação)

"Autocuidado, prevenção e fortalecimento da imunidade ainda terão grande influência. Não se trata apenas de oferecer um produto ou uma funcionalidade, mas sim o que uma marca faz para a sociedade, o meio ambiente. Esse movimento se tornou mais evidente no período pós-pandemia e está conectado ao propósito da Bayer: proporcionar saúde para todos e fome para ninguém. Direcionar a nossa comunicação para o meio digital também é uma das prioridades para proporcionar a melhor experiência”

Juliana Ballarin, diretora de marketing de Scotch PUB da Diageo (Divulgação)

"A pandemia levou a cultura da coquetelaria para dentro de casa. As pessoas aprenderam a harmonizar drinks com a comida, e acreditamos que a conveniência tornou-se uma “atitude”. Para se conectar com o consumidor, é preciso estar em suas conversas de forma genuína e abolir o modelo de comunicação unilateral”

Sandra Martinelli, presidente-executiva da Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) (Divulgação)

"A transformação digital e as novas demandas dos consumidores impactam as estratégias das marcas e, para apoiá-las, a ABA lançou em novembro do ano passado o ‘Guia de Melhores Práticas ao Mercado Publicitário Por uma Publicidade Livre, Pujante, Transparente, Ética e Responsável!’, em que abordamos os temas que fazem parte da agenda da ABA, que devem guiar as estratégias de comunicação e marketing das marcas neste ano de 2022: liderança e articulação de uma agenda de transparência nas relações entre marcas e agências; profissionais de marketing em conexão e crescimento; busca do brand safety e brand suitability; e ética, responsabilidade e reputação para um futuro sustentável – compromisso com as pautas de ESG”

Priscila Pizano, diretora de marketing da General Mills no Brasil (Divulgação)

"Diante das novas ocasiões de consumo, oferecemos produtos para o consumo dentro dos lares, em momentos de lazer, e no preparo de alimentos saudáveis. Devemos observar a retomada gradual da economia e de alguns setores. Continuaremos trabalhando para que a presença da General Mills siga crescendo nos canais de vendas, inclusive no e-commerce, onde temos buscado uma melhor comunicação visual e placement, atrelado à efetividade ao varejo”

Mario Sousa, diretor sênior de marketing de dispositivos móveis da Samsung Brasil (Divulgação)

“A Samsung é uma empresa que tem a inovação em seu DNA. Buscamos constantemente por soluções que empoderam as pessoas em suas rotinas, mostrando que é sempre possível ir além. Portanto, a nossa estratégia de estabelecer uma conexão cada vez mais criativa e autêntica com os consumidores será levada a um outro patamar em 2022, por meio de comunicações colaborativas
e multiplataforma, além de serviços e soluções para moldar, projetar e criar experiências que se integram facilmente aos estilos de vida em constante mudança”

Viviane Pepe, diretora de comunicação da Avon Brasil (Divulgação)

As representantes Avon estarão ainda mais no centro de tudo o que fizermos. Trabalharemos para elevar as experiências delas com Avon e para se apaixonarem ainda mais pelo portfólio, inovações e, acima de tudo, o propósito da marca, uma vez que são nossas primeiras consumidoras. Seguimos no movimento de renovação de imagem da marca de forma massiva, dentro da estratégia de reconectar Avon com as pessoas, valorizando a força, a autoestima e a diversidade das brasileiras. Continuaremos pautando conversas para transformações sociais. Queremos ver compradoras e representantes orgulhosas declarando que usam, vendem e recomendam Avon”

Cristiane Santos, diretora de comunicação e assuntos corporativos da Pfizer Brasil (Divulgação)

"Seguiremos realizando campanhas de awareness e encontros educacionais, colocando o paciente, o diagnóstico precoce e tratamento em primeiro lugar. A prioridade é levar avanços com vacinas e medicamentos, além de protagonismo por parte daqueles que mais precisam. Vacinação e tratamentos para a Covid-19 se farão ainda mais importantes neste ano”

Thalita Martorelli, head de marketing da Cielo (Divulgação)

"As perspectivas para 2022 combinam incertezas ainda relacionadas aos efeitos da pandemia da Covid-19 e a esperança em torno da normalização das atividades. Diante desse quadro, será preciso compreender rapidamente os rumos das mudanças para nos adaptarmos sem grandes sobressaltos, priorizando a experiência dos consumidores. As empresas terão de marcar posição e assumir compromissos com seus públicos. Acredito que as estratégias de comunicação serão mais consistentes e assertivas se o marketing beber na fonte da tecnologia, essa tendência, denominada martech, que veio para ficar. A Cielo está pronta para 2022!”