O Ministério da Saúde anunciou nesta quinta-feira (26) uma parceria com o WhatsApp para abrir mais um canal de comunicação com a população. A ideia é tirar dúvidas sobre o novo coronavírus.

A ferramenta conta com orientações sobre a doença, tratamento e até protocolo de atendimento para profissionais dos postos de saúde. Um bot (robô de atendimento automático) receberá perguntas e fornecerá orientações sobre o coronavírus. A programação do robô inclui recomendações sobre como agir frente a casos suspeitos, formas de contaminação, prevenção, ações do Ministério e desmistificação de boatos sobre o vírus.

O bot criado pelo WhatsApp está sendo oferecido pelo Facebook aos países como forma de auxiliar no combate à pandemia.

“Esta ferramenta permitirá mais um contato imediato do cidadão com as diretrizes oficiais e informações verídicas, diretamente da fonte, evitando equívocos em um momento de cuidado extremo”, reforça o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

Pelo celular, pode ser utilizado o link ou salvar o número +55 (61) 9938-0031 à agenda do telefone e iniciar uma conversa com um “Oi”. 

O diretor de Operações do WhatsApp, Matt Idema, comenta que em momentos difíceis como esse, as pessoas usam o WhatsApp “mais do que nunca para se conectar e apoiar seus amigos, familiares e comunidades. Temos o prazer de poder fornecer ao Ministério da Saúde ferramentas de comunicação para ajudá-los a responder às perguntas dos cidadãos sobre o vírus com conselhos de saúde confiáveis e oportunos, a fim de manter as pessoas seguras”.

Há duas semanas, o Ministério já tinha lançado um aplicativo com geolocalização, que indica postos de saúde próximos do usuário, além de dar dicas e medir a situação sanitária das pessoas. O app está disponível nas lojas iOS e Android.