A Via Varejo fez uma troca simbólica na fábrica de móveis Bartira. Agora, os nomes de suas cozinhas não têm mais nomes femininos. Os novos nomes foram inspirados em pedras preciosas brasileiras.

Cozinha Carla virou Cozinha Topázio, Izabel virou Rubi, Manuela virou Turmalina, Stella virou Ametista, e Cozinha Cintia virou Ônix.

Roberto Fulcherbeguer, CEO da Via Varejo, empresa que administra também as marcas Casas Bahia e Pontofrio, comenta a iniciativa. “Acreditamos que pequenos gestos podem mudar o mundo. Temos marcas fortes dentro de casa e falamos com milhares de brasileiros todos os dias. Ajudamos a realizar sonhos, por isso é muito importante fomentar causas e realizar ações como essa”, diz.

Fundada há mais de 50 anos, a Bartira afirma que ter nome de mulher em cozinhas é uma maneira sexista pala falar sobre atividades domésticas e “que não cabe nas marcas da companhia”. “Nessa busca por equilíbrio, escolhemos trocar para pedras preciosas brasileiras, porque elas têm beleza, variedade, além de serem fortes e resistentes. Esses atributos são os que nos inspiram e que buscamos colocar nos móveis que fabricamos”, explica.