Os brasileiros desperdiçam 26,3 milhões de toneladas de alimentos todos os anos. Só no setor de supermercados são quase R$ 7 bilhões de alimentos jogados fora, segundo pesquisa do Departamento de Economia e Pesquisa da ABRAS, Associação Brasileira de Supermercados, de 2019. Para levar estas informações aos brasileiros, a agência CP+B Brasil criou a Wasta.ge S/A, uma empresa fictícia que fatura estes sete bilhões de reais, com crescimento exponencial e aumento de rendimentos em diferentes setores, tais como 55% só em frutas, 25% em cereais e 33% em pescados.

A Wast.age S/A é a peça principal da campanha integrada criada pela CP+B para a Gastromotiva, organização social que combate a fome e usa o alimento como ferramenta de transformação social. Além de filme, peças digitais e outras ações, a companha contará com a parceria do programa Shark Tank, da Sony. No canal do Youtube do programa, o CEO da Wasta.ge S/A – interpretado pelo ator Ivan Arcuschin – apresenta sua empresa como uma possível candidata aos investimentos dos tubarões. Ao final do pitch, ele revela para o público qual é o papel real da Wasta.ge S/A.

Para reforçar a conscientização e destacar a responsabilidade de cada cidadão no desperdício de alimentos e o combate à fome no país, a campanha faz de cada brasileiro um acionista da Wast.age S/A: a empresa fictícia possui mais de 200 milhões de sócios que aumentam seu rendimento da pior maneira possível, desperdiçando alimentos. Mas este é, na verdade, um fenômeno mundial. Atualmente 1/3 dos alimentos produzidos no globo são perdidos ou desperdiçados, o equivalente a 1,3 bilhões de toneladas por ano.

“O combate ao desperdício de alimentos será sempre uma das nossas principais missões. Por meio da campanha criada em parceria com a CP+B, queremos alertar para esses números e trazer mais pessoas para junto desta causa com a Gastromotiva. Precisamos mostrar que é possível transformar a vida de milhares de pessoas por meio da gastronomia e a comida”, afirma David Hertz, empreendedor social, fundador e CEO da Gastromotiva.

“É uma honra estar ao lado da Gastromotiva, aprender com eles e partilhar da crença no poder da organização no combate à fome e ao desperdício. Essa ação quer chamar atenção das pessoas através de uma empresa que só cresce – assim como desperdício de alimentos no Brasil, infelizmente”, pontua André Kassu, sócio e CCO da CP+B Brasil. Segundo o executivo, a Wasta.ge S/A nasceu para ser quebrada.

A campanha é composta por filmes digital, peças digitais, conteúdos nas redes sociais e trabalho com influenciadores.

FICHA TÉCNICA

Título:  Wast.age S/A

Duração: 1×120” + 1×30”

Agência: CP+B – CRISPIN PORTER & BOGUSKY BRASIL

Cliente: Gastromotiva

Produto: Institucional

CCO: André Kassu e Marcos Medeiros

Direção de Criação: Marcelo Rizério

Criação: Giovani Baggio e Marlus Lau

Planejamento: Luana Azeredo, Lucas Madeira e José Diniz.

Atendimento:  Renata Wirthmann, Maria Fernanda Papaleo e Isabella Garcia.

Projetos: Nathalia Beividas e Paola Kinder.

Mídia:  Rodrigo Medeiros, Victor Berto e Vitor Botelho.

Aprovação cliente: David Hertz, Julia Dannemann, Clarisse Ivo e Milena Villanova.

RTVC:  Ana Casagrande e Gisele Cordeiro.

Produtora: Central Content

Direcão: Andre Lion

Produção Executiva: Andre Lion e Ludmila Stempniewski

Direção de Produção: Marcelo Ramos

Atendimento da Produtora: Ludmila Stempniewski

Diretor de Fotografia: Felipe Lion

Direção de Arte: Miwa Shimosakai

Montagem: Andre Lion

Cor: Bleach Color Grading (David Queiroz)

Finalização: Central Content

Coordenação de Pós: Max Laux

Produtora de Som: Blend Audio

Produção Musical: Renan Corso e Flavio Marchesin

Mixagem: Renan Corso e Flavio Marchesin

Produção Executiva / Atendimento: Edu Bernardo