Uma geração criada com o uso da tecnologia digital em vários aspectos da vida cotidiana está mudando não apenas comportamentos de consumo, mas também a maneira como as pessoas visualizam o mundo. Isso é o que mostra a segunda edição da Creative in Focus, publicação da Getty Images. O livro, que pode ser visto no site ou baixado gratuitamente para ebook, oferece uma análise geral sobre as tendências visuais e culturais mais relevantes para 2015.
Os estudos conduzidos pela equipe da Getty Images avaliam o impacto dessa geração originalmente digital nas imagens. Segundo conclusões dos criativos da empresa líder mundial em comunicação visual que vende 80 milhões de imagens por ano, a era do comum está desaparecendo rapidamente e rompendo suposições e expectativas.
“Com as novas ferramentas e plataformas, blogs, smartphones e mídias sociais gerando inimagináveis possibilidades de expressão, as percepções atuais predizem temas e direções visuais para 2015 que descrevem um futuro que é um estranho híbrido de coisas familiares usadas de maneiras pouco familiar”, diz Andy Saunders, vice-presidente sênior de conteúdo criativo da Getty Images.
Umas das tendências do Creative In Focus para 2015 foi definida como “Worderlust”, a motivação de viajar inspirada pela volumosa quantidade de imagens feitas por amigos e, em parte, pelo desejo de experiências enriquecedoras que levem as pessoas para diferentes zonas emocionais e psicológicas.
O livro também apresenta os “The Vanguardians”, novos empresários que desafiam modelos e práticas de negócios da geração anterior, abrindo mais espaço para o bem social e a sustentabilidade nos pensamentos corporativos. Um ponto importante deste grupo é o uso das tecnologias para integrar e interagir o conteúdo que produzem com as comunidades às quais estabelecem conexões.
O “Genderblend”, tendência já apresentada na edição anterior com as expectativas de gênero, aparece no novo livro com uma análise do impacto do papel das mulheres se tonando menos enraizadas a normas sociais tradicionais.