Para muitos o mobile ainda é visto como um desafio. Para outros, como uma oportunidade. Recursos como o Canvas, lançado este ano pelo Facebook, por exemplo, têm o objetivo de equilibrar essa equação ao apresentar novas possibilidades para as marcas conversarem com o consumidor nos dispositivos móveis. Novas ferramentas, naturalmente, exigem novas ideias. E ideias, por sua vez, são a premissa do Creative Shop, área do Facebook que atua próxima às agências na criação de uma comunicação eficiente dentro da plataforma que passa por constantes atualizações, seja em sua versão mobile ou web.
“Mobile é a principal oportunidade, nós vivemos no mobile. Para as marcas se conectarem com as pessoas, elas precisam viver no mobile. De longe, o mais emocionante do Facebook e Instagram é que eles têm a habilidade, não importa o quão grande é uma ideia, de caber na mão das pessoas. Por isso o mobile tem um grande potencial, o maior potencial da indústria. Mas precisamos de pessoas criativas para construir isso”, afirmou Mark D’arcy, VP global do Creative Shop, em entrevista ao PROPMARK durante visita ao Brasil.
D’arcy, que atua no Creative Shop há aproximadamente cinco anos, desde o início do projeto, acredita que “a criatividade desbloqueia o valor da plataforma”, o que motiva toda a atuação da área. “A razão pela qual temos a criatividade dentro do Facebook é que pessoas criativas amam trabalhar com pessoas criativas. Pessoas de negócios muitas vezes vêm até você e perguntam ‘o que podemos fazer?’. Elas precisam de ideias. E o que fazemos com as agências é justamente dar ideias do que funciona no Facebook”, explica o executivo, acrescentando que não há rejeição por parte das agências no trabalho conjunto. “Temos que conectar pessoas criativas fora das agências. Nós temos que nos conectar com tecnologia, com mídia, com film makers, com artistas, com pessoas. Se achamos que vamos fazer tudo por nós mesmos em nossos escritórios, olhando para nossos computadores, estamos muito enganados. Se queremos conectar nossas ideias com o mundo, temos que conectar as pessoas fora das agências”, ressalta.
No Brasil, o Creative Shop atua com uma equipe de criativos pequena, com menos de dez colaboradores – algo similar em todo o mundo. Segundo Mauro Cavalletti, head da área no país, muitas agências já atuam em parceria com o Facebook. Um exemplo é a Africa, que no primeiro semestre criou para o Itaú uma coleção de livros infantis no formato Canvas. A série faz parte do bem-sucedido projeto “Leia para uma Criança”.