Depois de apontar para aumento do interesse global por imagens de tristeza, o banco de imagens Shutterstock revela agora o aumento da demanda por imagens multiculturais, de pessoas de diferentes etnias. As análises das buscas e downloads no banco de imagens revelaram como as empresas, anunciantes e agências buscam referencias humanas mais próximas da realidade. 

Em 2012, pela primeira vez na Shutterstock, uma imagem multicultural entrou para os “25 Top Downloads de Pessoas”. Este ano, a lista dos tops inclui cinco imagens de pessoas de etnias diferentes. As etnias mais populares são nativos do oriente médio, afro-americanos e asiáticos.

Outro dado interessante é que a busca por imagens de pessoas transexuais está crescendo cada vez mais desde o ano passado – cerca de 100 países baixaram pelo menos uma imagem de uma pessoa transgênero no primeiro semestre deste ano.

Os Estados Unidos estão no topo dessa lista, seguido de Reino Unido e Brasil (veja dados completos abaixo).

Ao explorar dados sobre gênero, a Shutterstock também descobriu que houve um aumento de 13% na busca por imagens femininas e uma significativa busca por palavras-chave como Feminismo, Feminista e Direitos da Mulher, em especial em países como Turquia, México, Austrália, Índia, Reino Unido, Brasil e Estados Unidos. Ainda assim, o download de imagens de homens ainda é duas vezes mais do que o de mulheres. As imagens de amizade e família foram recordistas em aumento de buscas no último ano, com 25 e 20% de aumento respectivamente. Imagens de casamentos aumentaram 14%.

Outras tendências: bebê e crianças são recordistas de dowloads em todas as regiões do mundo, enquanto o número de downloads de pessoas na faixa dos 20 anos é três vezes maior do que de pessoas na faixa dos 60. Os cinco mercados que mais demanda imagens de adolescentes estão na Ásia: Japão, Filipinas, Indonésia, Vietnã e Tailândia. Imagens de pessoas na faixa entre 30 e 40 anos são mais populares nos Estados Unidos, Brasil, no Reino Unido, na Austrália e no México.

 

Etnias que mais cresceram nas buscas (Etnias / % de demanda):

 

Oriente Médio – 27%

Afro-americanos – 24%

Asiáticos – 19%

Hispânicos – 17%

Americanos nativos – 16%

Caucasiano – 15%

Japonês – 15%

Chinês – 10%

 

Países que mais realizaram download de imagens de pessoas transgênero no primeiro semestre de 2015:

 1.    Estados Unidos

2.    Reino Unido

3.    Brasil

4.    Canadá

5.    México

6.    Austrália

7.    Israel

8.    Espanha

9.    Alemanha

10.  Turquia