Segundo dados da pesquisa Kantar Thermometer, entre os dias 16 e 22 de março, um total de 135 marcas veicularam campanhas dedicadas ao tema do coronavírus (codil-19). O assunto esteve em 20% dos novos filmes publicitários.
Nesta mesma semana, o tema esteve em 1.347 inserções de TV, tendo o pico de veiculação o domingo (22), com mais de 500 inserções. Entre os 10 anunciantes mais citados estão bancos, farmacêuticas e varejistas.
Ao todo, 19% de todas as inserções publicitárias em TV aberta feitas no período de 16 a 22 de março falaram sobre o Covid-19 e 78% delas foram realizadas pelo setor privado.
As campanhas realizadas no digital entre 8 e 14 de março em comparação com a semana de 23 a 29 de fevereiro, mostram movimentação do investimento em algumas categorias já impactadas pela pandemia.
Entre as categorias que cresceram, destaque para medicamentos para gripes e resfriados (+660%), serviços de transporte privado (+97%) e lojas de departamento (+60%). Já as que mais caíram foram venda de ingressos (-80%), excursões e viagens (-65%) e bares, casas noturnas e afins (-55%).
Os resultados também revelam as atitudes que as marcas devem priorizar levando em conta três perspectivas: empregador, comunidade e consumidor.
No âmbito do empregador, a preocupação com a saúde dos funcionários é o mais importante. Já sobre comunidade, fazer doações e apoiar a pesquisa científica são prioridade. E na ótica dos consumidores, ajudá-los com promoções e descontos surge como o mais esperado.
A pesquisa completa pode ser acessada no site da companhia.