O dado foi apresentado no levantamento "Reflexões sobre mapeamentos de coletivos, eventos e torcidas de futebol LGBTQIA+"

A NIX Diversidade, com o apoio da Nike, apontou que o número de coletivos de esporte LGBTQIAP+, assim como os eventos e torcidas, aumentou em 2023. O dado foi apresentado na pesquisa "Reflexões sobre mapeamentos de coletivos, eventos e torcidas de futebol LGBTQIA+", que também apontou que esses coletivos representam o principal movimento para ampliar o acesso ao esporte.

De acordo com o levantamento, o número de coletivos esportivos LGBTQIA+ cadastrados no mapeamento, por exemplo, aumentou de cerca de 60 para 124, desde 2022. Outro avanço identificado foi a realização de amistosos, encontros e torneios para prática do esporte amador e recreativo.

"Ano passado pudemos realizar um resgate histórico do esporte no país a partir da perspectiva LGBTQIA+, além do levantamento que indicou que 42,8% da comunidade não tem acesso a práticas esportivas. Agora com o melhor entendimento das dinâmicas dos coletivos, eventos e torcidas, queremos trazer mais luz aos desafios e oportunidades levantadas pela comunidade", afirmou Fabrício Addeo Ramos, diretor da Nix Diversidade.

A organização de torcidas no futebol, uma das principais expressões da participação da comunidade LGBTQIA+, também colaborou para que a modalidade fosse a paixão nacional de todos os brasileiros.

"Com os conhecimentos e as vivências acumuladas ao longo desses anos de imersão para melhor compreensão da relação da comunidade LGBTQIA+ com o esporte em suas diferentes dimensões, acreditamos no potencial dessas iniciativas como umas das principais estratégias em prol da disseminação e valorização da cultura esportiva no país", afirmou Bruno Teixeira, gerente sênior de propósito da Fisia, Distribuidora Oficial Nike no Brasil.

Junto aos coletivos, o estudo também apontou para o crescimento dos eventos esportivos voltados para a comunidade LGBTQIA+ no Brasil. Atualmente, destacam-se os eventos em torno das modalidades de gaymada, futebol, vôlei e handebol. Até 2022, foram realizados 37 eventos em 20 modalidades esportivas, e a projeção até 2024 (eventos anunciados) é de 44 eventos em 29 modalidades.

Por fim, o levantamento apontou que outro movimento importante para a maior inclusão da comunidade no esporte aconteceu por meio da organização das torcidas de futebol.

Apesar de o ambiente do futebol masculino não ser inclusivo, a vontade de torcer pelo time favorito acaba ultrapassando os preconceitos, tornando-se uma manifestação cultural e um grito de resistência. Ainda que publicamente presente apenas nas redes sociais por conta do receio de violência física nos estádios, a existência das torcidas LGBTQIA+ colabora para que o futebol avance para se tornar, de fato, um esporte para todos.

Sob este contexto, surge o mapeamento específico das torcidas como forma de contribuir com a visibilidade e crescimento dessas iniciativas.