Para homenagear o Dia das Crianças, comemorado em 12 de outubro, o propmark convidou seis agências para fazer um anúncio sob o tema “Crianças, tablets e smartphones: permissão x limites”. Participaram da iniciativa BETC, Dim&Canzian, We Comunicação e Woodycom, de São Paulo; DM9Sul, de Porto Alegre; e Sides, do Rio de Janeiro.
A BETC criou anúncio que traz uma criança com os olhos cheios de água. O dedo na boca do pequeno é um curtir do Facebook. Ao lado, a pergunta: “Você sabe dar. Mas sabe tirar?”.
A peça da Sides aconselha os pais a orientar as crianças. O anúncio traz a imagem de uma menina dando uma busca na palavra “princesinha”. Uma lista de autopreenchimento com conteúdo inapropriado para a idade, como “princesinha topa tudo”, aparece abaixo.
A DM9Sul usou pictogramas para descrever as atividades do dia, que começam bem diversificadas e, depois de algum tempo, se tornam repetitivas, dividindo-se apenas entre smartphone e dormir. No pé da página, a inscrição: “A tecnologia não é inimiga da criança. O excesso é”.
Em um anúncio all-type, a We brincou com o criador de uma das principais redes sociais do mundo: “Se o Mark Zuckerberg tivesse passado a infância na frente do Facebook, não teria sido inteligente o suficiente para criar o Facebook”. A agência também chamou a atenção para os problemas causados pelo excesso do uso da tecnologia, que pode gerar déficit de atenção, autismo e vários outros problemas.
A Dim&Canzian destacou que tablets e smartphones são “uma liberdade que pode aprisionar”. O anúncio traz a imagem de uma criança espionando atrás de uma cortina fechada em uma janela que lembra o formato de um smartphone.
A Woodycom lembrou que a tecnologia pode tanto aproximar como afastar e destacou a importância do equilíbrio na vida. “Quem tem que controlar a tecnologia é o seu filho, não o contrário. Se liga, desliga”, diz o anúncio.