A essência da publicidade brasileira é o seu viés criativo. Esse olhar tropicalizado chamou a atenção do mercado internacional nos principais festivais globais. Diante dos gigantes, a simplicidade de execução de ideias ganhou aderência ainda maior com o enxugamento de orçamentos em países acostumados a usar as grandes produções como suporte para chamar a atenção das audiências dos canais de mídia.

Claro, a criatividade permeia a atividade no mundo todo. No Brasil, porém, ela é essencial. Os profissionais das agências se empenham em construir narrativas que consolidam marcas e engajam pessoas devido a esse item que mergulhou fundo no ambiente digital e exige diferenciação para construir relações com consumidores.

O Cannes Lions 2021, a principal competição global de publicidade, destacou várias agências brasileiras. A Africa, por exemplo, ficou em primeiro lugar no ranking de criatividade da América Latina e situada entre as mais premiadas do mundo. Notável para o mercado brasileiro essa performance. Resultado dessa simplicidade criativa para trazer soluções como a campanha Salla 2032, que recebeu o Grand Prix da área Entertainment for Sports. Foi a agência mais premiada da rede DDB.

Com seus 21 prêmios, a Africa ficou à frente da DDB Berlin (9 Leões), adam&eve DDB de Londres (6), DDB Auckland da Nova Zelândia (5), Fahrenheit DDB do Peru (4), DDB Chicago (3), DDB Paris (2), DDB Estocolmo (2), AMA Advertising Agency de Miami (2) e com 1 Leão a DDB Mudra de Mumbai, DDB Espanha e a TracyLocke Brasil.

O co-CEO e CCO Sergio Gordilho, em entrevista ao jornalista Paulo Macedo publicada nesta edição do PROPMARK, ressaltou que esse desempenho é resultado de esforço coletivo interno aliado à infraestrutura colocada à disposição da equipe. Criatividade começa por um insight, mas requer trabalho para adequá-la às necessidades mercadológicas de cada anunciante. 

Felizmente a Africa não está sozinha. Muitas outras agências do país engrossam o time que valoriza a criatividade para obter relevância e protagonismo nos clientes, cada vez mais sedentos de ter uma comunicação capaz de chamar a atenção em um setor marcado por tantos canais de mídia que, sem criatividade, não seria possível compreender como formalizar projetos de comunicação de marketing.

Aliás, o Relatório de Criatividade Global do Cannes Lions 2021 apontou a cidade de São Paulo como a terceira mais criativa do mundo, atrás apenas de Nova York e Londres. 

A capital paulista abriga a própria Africa e agências como a GUT, que ganhou o GP da categoria Entertainment for Music com o case Feed Parade para o Mercado Livre; e a VMLY&R, cuja área de criação é liderada por Rafael Pitanguy, que assegurou o GP de Glass com Eu Sou para a Starbucks neste ano.

Outras agências com base em São Paulo são reconhecidas globalmente e dão consistência à economia criativa do país por meio da publicidade. A AlmapBBDO tem na criatividade o seu DNA desde seus primórdios na década de 1960 sob o comando do saudoso Alex Periscinoto e posteriormente com Marcello Serpa à sua frente.

A AlmapBBDO é a agência responsável por muitos dos cases memoráveis da história da publicidade brasileira, como, por exemplo, a internacionalização da marca Havaianas e comerciais de TV para a Volkswagen, como a despedida da Kombi. A agência, atualmente comandada por Luiz Sanches, é a mais premiada da rede global BBDO.

Criatividade é a alma do negócio da publicidade. Sem ela, jamais a publicidade seria alma do negócio de ninguém. Valorizar a publicidade em país que prega o negacionismo à atividade é um dever de quem sabe como ela é essencial para movimentar as demais indústrias. O que seria da Nike, Nestlé, Caloi, Samsung, Magalu, Casas Bahia, Johnson & Johnson e tantas outras sem publicidade criativa?

Nada pode substituir o talento brasileiro, slogan do Prêmio Profissionais do Ano da TV Globo. A publicidade, como explicou Gordilho, é discutida tão naturalmente no Brasil como ocorre com futebol, música, famosos e novelas. Não é por outro motivo que o mercado mundial está de olho nos profissionais brasileiros para oxigenar as campanhas dos seus clientes. Andrea Siqueira deixou recentemente a BETC Havas para ser uma das líderes criativas da FCB Chicago, enquanto Joanna Monteiro foi para a Publicis Toronto. 

Criatividade é o combustível da publicidade do Brasil.

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Campus
Tradicional escola de negócios que ajuda a formar profissionais em todas as áreas da publicidade e do marketing, além de disciplinas como o jornalismo, a ESPM está de casa nova no Rio de Janeiro. A inauguração do Campus Glória contou na semana passada com a presença do prefeito Eduardo Paes. A ESPM é o berço da economia criativa brasileira. No último mês de abril, anunciou a aquisição da Villa Aymoré, conjunto arquitetônico instalado no bairro carioca da Glória – um marco da história do Rio de Janeiro. O conjunto, cujos prédios da fachada foram construídos no início do século passado e passaram recentemente por restauro, abrigarão os cursos de graduação e pós-graduação da ESPM na cidade.

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Mercado pet
Especial nesta edição retrata o relevante mercado pet brasileiro, que deve faturar R$ 46,5 bilhões em 2021 e já é considerado o segundo maior no mundo (atrás apenas dos Estados Unidos). Os jornalistas Jéssica Oliveira e Vinícius Novaes fizeram um minucioso trabalho que mostra como o setor movimenta a economia, em diferentes áreas, incluindo a publicidade, e aborda a importância dos bichinhos para a vida das pessoas. Uma pesquisa realizada em junho deste ano, pelas empresas DogHero e Petlove, mostrou que 54% dos brasileiros adotaram um pet durante o isolamento social.

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Valor da publicidade
O estudo O valor da Publicidade no Brasil, encomendado pelo Cenp à Deloitte, revela que cada real investido em propaganda resultou em R$ 8,54 para a economia no ano passado. O setor gerou cerca de R$ 418,8 bilhões em 2020, o que corresponde a 6% do PIB.