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O CEO da Rede Snak de Canais, Vitor Knijnik, vai mostrar como iniciar um canal no Youtube do zero. O curso  “Práticas de Youtube: como iniciar um canal do zero” acontece na ADVB RS, em Porto Alegre, em 29 de março, das 8h30min às 17h30min, na sede da entidade.

Knijnik foi redator, diretor de criação, roteirista, videomaker, colunista de revista e durante cinco anos, comandou um blog eleito o melhor de humor do mundo.Hoje comanda uma das maiores redes de canais do Youtube do Brasil. 

O Youtube é hoje o segundo maior veículo de comunicação do País e o terceiro site mais acessado no Brasil, e oferece grandes oportunidade para as marcas se conectarem com o público. Para Vitor,  um canal tem o objetivo de estabelecer um diálogo com o público, criando uma comunidade em torno do conteúdo produzido. Ele destaca os benefícios que estar neste mercado traz para as marcas. “O investimento tem rendimento acumulativo, uma vez que, ao longo do tempo, o canal vai construindo uma base de inscritos. Além disso, não há maneira mais eficiente para falar com a geração millenium, que hoje basicamente se informa e entretêm através do vídeo online”, afirma.

Knijnik vai dar dicas para as marcas que querem se inserir neste mercado como: quando criar um canal é preciso pensar no formato de uma revista, com definição do público e da linha editorial;  é necessário escolher o formato adequado e que esteja de acordo com o propósito da marca; fidelidade à linha editorial é mais importante que números; é preciso ter opinião pois expressar o que pensa é o que dá mais visibilidade aos vídeos; criar uma grade de postagens dos vídeos e ser rigoroso na hora de segui-la; autenticidade é mais importante do que a parte estética; o vídeo deve ter o tempo necessário para contar a história que se quer sem se  preocupar com a quantidade de minutos;  prestar um serviço mas não esquecer de entreter.

Na opinião de Vitor, as  marcas que melhor trabalham a imagem no Youtube na Snack  são Pampili, Koleston, Gillette, Danone, Baby Dove, Head & Sholders, L’oreal e Diagio. “Umas  marca está pronta para investir no Youtube quando ela entende três coisas: primeiro, que fazer conteúdo não é o mesmo que falar de si com espaço ilimitado. Depois, que a linguagem é diferente. E, por fim, que os resultados, se a ideia for ter um canal próprio, não são imediatos. Mas quando eles aparecem, chegam com consistência e constância”, conta.

Do ponto de vista de premiações, o case de maior sucesso que Knijnik já trabalhou foi a campanha “Difícil Mesmo É a Vida”, para o curso pré-vestibular Universitário. “Foi a campanha mais premiada no Brasil no ano de 1998. Mas do ponto de vista numérico, diria que é o canal “Mundo da Menina” que fazemos para a Pampili. Tem apenas um ano e meio e já conta com 782 mil inscritos e faz mais de 10 milhões de views orgânicos por mês. O que faz dele o maior canal de marca do Brasil”, revela.