Um grupo de criativos ativistas espera que Jeff Bezos gaste parte de seu dinheiro para comprar a floresta amazônica.
A iniciativa parece uma piada no começo. Afinal, ele deveria comprar a Amazônia apenas porque sua marca chama-se Amazon? Mas o vídeo endereçado a Jeff toca num ponto interessante: qual legado o executivo quer deixar para o mundo?
Os criativos responsáveis pela ação divulgada inicialmente pela Adweek preferem permanecer anônimos. A ideia do projeto é provocar o executivo a comprar a floresta e simplesmente deixá-la em paz para proteger as plantas e a vida selvagem que vivem por lá.
O grupo global de criativos que trabalhou no projeto tem vínculos com a Extinction Rebellion, uma “rede apolítica internacional”, como ela mesmo se define, e que usa ações não-violentas para incentivar governos e outras pessoas no poder a agir sobre as mudanças climáticas.
De acordo com um diretor de criação que ajudou a liderar o projeto, ele e outro criativo tiveram a ideia há algumas semanas. Enquanto refletiam sobre as notícias da queima da floresta tropical, ficaram incomodados quando bifes foram servidos durante o almoço, já que boa parte da culpa das queimadas é atribuída ao agronegócio brasileiro.
O vídeo foi divulgado inicialmente no NowThis.
Não há nenhum investimento formal na mídia, mas algumas celebridades ligadas à causa devem postar o material em breve.