Anselmo Ramos, Guga Ketzer, Marcelo Reis, Theo Rocha e Wilson Mateos foram os convidados especiais da Brasileira Filmes para participar da segunda edição do Criecurta, concurso nacional voltado a profissionais de criação de agências de todo o país. Os cinco criativos, ao lado de Bia Flecha e Ricardo Santini, da Brasileira, e de Diego Velasco, da Oca Filmes, serão responsáveis pela direção dos 10 curtas-metragens selecionados entre os 310 roteiros enviados à competição.
“Em agosto do ano passado, lançamos o concurso e pedimos que os interessados nos enviassem quantos roteiros quisessem, de até quatro minutos e tema livre, sob um pseudônimo para garantir a imparcialidade no julgamento. Em menos de dois meses, já havíamos recebido muito mais textos do que esperávamos”, lembra Bia Flecha, diretora e sócia da Brasileira Filmes.
Dos 310 inscritos, 30 foram selecionados por Bia e sua sócia, a diretora executiva Magda Barbieri, e encaminhados para um time de jurados composto por profissionais do mercado publicitário – entre eles Mario D’Andrea, ccoda Fischer & Friends; Pedro Guerra, criativo da Y&R; e Eduardo Lima, diretor de criação da F/Nazca S&S – que, em dezembro, anunciaram os dez finalistas: “Às dez”, de Tiago Barreto , redator da Y&R; “O assassino do travesseiro”, de Marcelo Lopes Nogueira, redator da AlmapBBDO; “Elvis e eu”, de Marcelo Nogueira, redator da Almap; “1988-2011”, de Patrícia Leme, redatora freelancer atualmente na Neogama/BBH; “Retratos”, de Rodrigo Almeida, diretor de criação da AMP Propaganda; “Reféns”, de Rony Saqqara, redator da Central Business; “Graça & Fortuna”, de Fabio Seidl, redator da Ogilvy; “Meu neném”, de Rodrigo Espírito Santo, redator da Abstrato da Forma; “O destino e o dragão”, de Daniela Soares da Silva, diretora de arte da Escala; e “O canteiro de margaridas”, de Caroline Dienstmann, redatora da Selling.
Rodrigo Almeida, um dos vencedores da primeira edição, realizada em 2005, comemora a volta ao concurso. “Assim como da primeira vez, estou com um frio na barriga e ansioso para ver o resultado. A segunda edição cresceu e ganhou mais visibilidade, o que me deixou ainda mais orgulhoso. A expectativa para ver o resultado é enorme”, comemora Almeida, que terá como parceiro Marcelo Reis, diretor de criação da Leo Burnett Tailor Made.
Por meio de um sorteio interno, foram definidos os diretores que estarão à frente de cada uma das produções. “Nunca dirigi curtas, mas tenho muita afinidade com a área e estou muito animado para estrear no concurso”, conta Theo Rocha, diretor de criação da F/Nazca, que dirigirá o curta “O canteiro de margaridas”. Wilson Mateos, diretor de criação da DM9DDB, recebeu o roteiro de “Graça e fortuna”. Além dos diretores, foram convidados trilheiros das produtoras Cabaret Studio, Comando S Audio, Cream Studio, Estudio Angels, Loud, PlayRK30 , Punch Audio, Raw Audio, Sax So Funny e Y.B Music.
“Eu me identifico bastante com a área, principalmente porque estudei cinema em Nova York durante quatro anos. Em um curta, conseguimos contar uma boa história com começo, meio e fim, sem haver uma marca por trás e estabelecendo uma ligação com a plateia. Gosto muito do processo de criação, produção e direção como um todo e estou muito feliz em contribuir com o projeto”, afirma Anselmo Ramos, vice-presidente de criação da Ogilvy, que dirigirá “Reféns”. A Guga Ketzer, sócio e vice-presidente de criação da Loducca, foi dado o roteiro de “O destino e o dragão”. “Em um curta-metragem há a vantagem de termos mais tempo para expressar uma ideia e cativar o público. O desafio é muito maior”, destaca.
Após a finalização dos 10 curtas, prevista para o fim de março, a Brasileira promoverá uma mostra para apresentar os filmes ao público. “Essa mostra será realizada antes ou durante o Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo, que acontece no segundo semestre. Ainda estamos definindo”, explica Bia. “O grande barato do concurso é que muitos dos curtas acabam sendo premiados em grandes festivais e têm um ótimo reconhecimento do mercado. Estamos muito empolgados com o projeto e felizes em podermos contar com a participação de tanta gente talentosa”, acrescentou.
O Criecurta tem apoio do CCSP (Clube de Criação de São Paulo) e do coletivo Update or Die.