Os impactos do covid-19 no mercado imobiliário foram tema de um estudo da Agência Newton, com análise que mostra que consumidores esperam soluções digitais das empresas para viabilizar os negócios e que a maioria das pessoas mantém o planejamento financeiro para a compra de imóveis.

O relatório consolida e analisa o resultado de diversas pesquisas realizadas por entidades e players do mercado imobiliário e pela própria agência. Apesar do impacto negativo da pandemia para o segmento e a preocupação dos consumidores com sua segurança financeira, o momento ainda guarda oportunidades para as empresas do setor fecharem negócios, trabalharem a credibilidade de marca e modernizar suas ferramentas de atendimento.

Tecnologia que aumente a imersão do cliente, ou a compreensão da empresa sobre os seus clientes e público, pode contribuir para a retomada do setor

O estudo indica que, embora 80% dos empreendedores tenham sentido redução acentuada nas visitas físicas, citando estudo do grupo Zap, há muitas oportunidades para quem digitalizar seu negócio. São 38% os entrevistados que desejam visitas transmitidas por ferramentas de vídeo e 37% gostariam de fazer um tour 360º no imóvel ofertado. Em todos esses quesitos, o percentual de empresas que oferecem essas soluções está abaixo da demanda.

A situação atual acabou forçando o mercado imobiliário a focar quase que 100% em suas operações online, e isso não é diferente quando se trata de comunicação. Vemos as principais empresas do mercado reforçando o processo de compra Online para seus consumidores, e destacando partes chave do processo, como o tour virtual, ou a assinatura de contrato digital”, diz Bruno Mayer, head of media e BI da Newton. “Acredito que a digitalização que está sendo forçada pelo isolamento social, deve se solidificar após o fim da quarentena. Obviamente os esforços de comunicação offline, e operações físicas devem retornar, porém a adoção de estratégias digitais de comunicação, que já era uma necessidade antes da crise, será ainda mais necessária. A cultura de consumo online está mais difundida, e essa realidade deve se manter”, reforça.

Ele acredita que toda tecnologia que aumente a imersão do cliente, ou a compreensão da empresa sobre os seus clientes e público, pode contribuir para a retomada do setor. Nesse cenário, apesar de ter bases de leads captados, o setor imobiliário como um todo faz pouco uso de tecnologias de IA e Machine learning para a análise de suas bases, segundo Mayer. “Esse tipo de desenvolvimento e aplicação pode gerar diversos insights para a comunicação, e também para decisões de negócio, o que pode contribuir para a retomada do setor, e também pode gerar vantagens competitivas para as empresas que forem pioneiras na adoção. O consumidor já espera que as empresas consigam atender as suas necessidades de forma online, e por mais que as operações físicas voltem a normalidade, continuará sendo essencial que as empresas do setor ofereçam soluções digitais”, explica.

Além de ouvir empresários e consumidores, o relatório mapeou e analisou as medidas do governo e das empresas do segmento para o enfrentamento da crise junto ao mercado imobiliário. Esta análise mostra que, além das flexibilizações nas regulamentações e as ofertas emergenciais de financiamento, é fundamental que as empresas busquem consolidar sua transformação digital, oferecendo ferramentas para cristalização dos negócios e para gestão burocrática dos contratos. Assim, as empresas que aproveitarem esse momento para buscar soluções para essas demandas sairão da crise mais competitivas comercialmente e mais respeitadas pelos consumidores, conclui o relatório.

Apesar de os impactos no mercado imobiliário serem severos, com 95% dos empresários reportando impactos no dia a dia de suas operações, o relatório da Newton aponta conclusões alentadoras para o setor: 55% das pessoas com intenção de compra anterior à pandemia mantém o interesse na aquisição de um imóvel e também o planejamento financeiro para realizar o negócio. Além disso, o aporte a startups do setor imobiliário se mantém em alta, bem como se fortalece a procura por imóveis enquanto investimentos seguros durante a crise. “É perceptível em nossas pesquisas a mudança de comportamento dos consumidores em diversos mercados, mesmo os que dependem diretamente de uma visita física, como é o caso do mercado imobiliário. As pessoas estão mudando sua visão sobre o contato virtual com as empresas, quando essa situação passar as marcas precisarão manter as facilidades e novidades digitais em seus negócios, tornando-se vital para a operação um investimento contínuo nos meios digitais” afirma Sarah Poleto, Planejamento Estratégico da Newton.