Alê Oliveira

O momento político do Brasil e as perspectivas para o país neste e nos próximos anos foram tema do “Círculo Millenium”, debate promovido pelo Instituto Millenium na manhã desta terça-feira, 22, em São Paulo. O painel teve a presença do economista Alexandre Schwartsman, do cientista político Carlos Pereira, do CEO da Riachuelo, Flávio Rocha, e do ex-presidente do Banco Central, Gustavo Franco. De um modo geral, os especialistas se posicionaram contra o governo para reverter o atual cenário econômico do país.

Representando o mercado, Rocha falou em 100 mil lojas varejistas fechadas no ano passado. “Vivemos  a década do varejo (entre 2014 e 2015). Foram dez anos em que o varejo cresceu dez vezes mais que o PIB do Brasil. O que deu errado para que em 2015 isso mudasse? ”, ponderou. “Enquanto o PT é uma máquina de criar conflitos, a empresa é um mecanismo de solucionar”, declarou.

Na opinião de Franco, a solução para a crise é fazer o “caminho de volta” e lutar por um ambiente sem corrupção. “Isso deve ser bandeira”, disse. Da mesma opinião, Schwartsman acredita que “a sociedade brasileira vai ser mais atenta e punir a corrupção.

Um dos mais participativos no debate, o economista disse ainda que o futuro econômico do país  é incerto. “A minha visão de país ainda é bastante pessimista. Acredito que a gente veio parar aqui por uma série de políticas econômicas erradas. A gente transformou uma recessão modesta em uma crise de grandes proporções: o problema que vivemos hoje já vem de muito tempo”, afirmou.

Schwartsman citou também a falta de convicção do governo como um dos motivos que ajudaram a desencadear a crise. “O governo extrapolou e muito nas campanhas, ao falar uma coisa e fazer outra diferente. O governo é incapaz de levar adiante uma reforma fiscal. O empresário não está mais pisando no freio em termos de investimento, ele está dando marcha ré”, criticou. “O impedimento da presidente é algo necessário, mas só isso não é suficiente”, opinou.

 Debate

Promovido pelo Instituto Millenium, uma Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) criada em 2006, o Círculo Millenium teve como objetivo debater as perspectivas políticas e econômicas do Brasil neste ano. Na abertura do evento, o presidente da organização, Gustavo Franco, disse que o “Instituto procura impulsionar valores”.