Daniela Cachich, vice-presidente de marketing da PepsiCo (Crédito: Divulgação)

O público que acompanhar o Rock in Rio 2019 vai encontrar um festival ainda mais colorido. Doritos, marca que pertence a PepsiCo, apostou no mote #ColoRIR para celebrar as diferenças durante o evento, que irá distribuir a versão RainBow do seu snack. 

Doritos, que abraça a causa LGBTQI+ há três anos, apresentou como destaque a Guitarra da Diversidade – com cordas coloridas – que será utilizada por Andreas Kisser, do Sepultura, no show que a banda irá realizar no dia 04 de outubro, quando é comemorado o ‘Dia do Metal’. Além disso, a marca prepara um lounge e ativações interativas.

Executiva exibe a guitarra da diversidade (Crédito: Divulgação)

Questionamos Daniela Cachich, vice-presidente de marketing da PepsiCo, sobre possíveis represálias após a confusão na última edição da Bienal do livro, no Rio de Janeiro, onde o prefeito da cidade, Marcelo Crivella, se mostrou contra a exibição e venda do HQ ‘Vingadores – A Cruzada’, que trazia um beijo gay. 

A executiva reforça a importância da marca trazer o debate. “Por meio da promoção de um discurso de inclusão, apoiamos a diversidade e o movimento LGBTQI+. Sabemos que críticas virão, mas nossa intenção é contribuir com o debate e o diálogo”, diz.

HQ da Marvel que foi alvo na Bienal do Livro no Rio de Janeiro (Crédito: Reprodução)

Acompanhe abaixo trechos da entrevista com Daniela Cachich.

Diversidade  

A PepsiCo acredita que um ambiente inclusivo e que valoriza a diversidade é fundamental para a inovação em ideias, processos e formas de liderar. Acreditamos que ter uma equipe diversa, que seja um reflexo da sociedade, é essencial para gerar maior conexão com os diferentes perfis de consumidores. Doritos, que lidera o movimento de diversidade de gênero, acredita na força e coragem daqueles que ousam ser quem realmente são, desafiando o status quo ou qualquer tipo de preconceito para se expressar, com segurança e liberdade, da forma que quiserem. Esse mindset faz parte do posicionamento da marca, For the Bold, pois não há nada mais bold do que ser quem você realmente é. A diversidade é uma premissa essencial para a vida em sociedade.

Doritos Rainbow no Rock in Rio 

O Rock in Rio é o maior festival de música e entretenimento do mundo. É um festival plural, no qual as pessoas podem ser autênticas e diversas. Doritos Rainbow vem desde 2017 promovendo a discussão sobre diversidade e trabalhando para amplificar a visibilidade da causa. Estar no festival é mais um passo para dar mais força para a causa. A marca defende que todos devem ter a liberdade e o direito de se expressarem como entenderem. Exaltamos a coragem e a força daqueles que ousam desafiar padrões, quebrar pré-conceitos e, simplesmente, serem quem verdadeiramente são. Acreditamos que a diversidade e a inclusão são muito poderosas para um mundo melhor.

Campanha de Doritos Rainbow

Campanha #ColoRiR 

Esse ano trazemos a diversidade com a campanha #ColoRiR, que tem como objetivo ampliar o tema ao público, levando as cores da bandeira LGBTQI+ ao evento. Um dos pontos altos das ações de Doritos Rainbow no Rock in Rio é criação da Guitarra da Diversidade, que ganhou cordas coloridas, personalizada com a identidade visual da campanha. A guitarra da diversidade tem destino certo. No ‘Dia do Metal’ do festival, 4 de outubro, ela será tocada por Andreas Kisser, do Sepultura, em ação inédita que amplifica o apoio à causa. O objetivo final é leiloar o instrumento e reverter a arrecadação para uma ONG LGBTQI+. As agências AlmapBBDO e Suno Creators vão trabalhar a campanha em todas as nossas plataformas.    

Ações 

Além disso, durante todos os dias do evento, as ativações criadas para a marca na Cidade do Rock permitirão que os participantes mergulhem no universo Rainbow com experiências interativas e instagramáveis. Um lounge em frente ao Palco Mundo foi planejado para incentivar o engajamento do público e convidados para o diálogo aberto sobre diversidade assim, como um espaço na área VIP do festival para promover o engajamento em todos os pontos do evento. Para completar, durante os shows e no lounge da marca, serão distribuídos Doritos Snacks, pochetes com as cores da bandeira LGBTQI+ e a própria bandeira.  


Doritos pretende colorir e celebrar as diferenças no Rock in Rio 2019 (Crédito: Reprodução)

Inclusão em todos os sentidos

A marca pela primeira vez vai patrocinar o espaço PCD, com o intuito de melhorar a experiência de pessoas com deficiência. Entre as iniciativas, Doritos irá oferecer serviço de shuttle e carrinhos de golf para auxiliar na locomoção. Já as pessoas com deficiência visual contarão com mapas táteis e audiodescrição. É preciso estender a conversa para um cenário de inclusão ao proporcionar diversão acessível para todas as pessoas.

Represálias

Nossa crença primordial é na força e coragem daqueles que ousam ser o que realmente são, independentemente de rótulos, pré-conceitos ou o que é indicado como status quo. Por meio da promoção de um discurso de inclusão, apoiamos a diversidade e o movimento LGBTQI+. Sabemos que críticas virão, mas nossa intenção é, contribuir com o debate e diálogo.