Natal incentiva produção de 220 toneladas de itens sazonais de Kopenhagen e Brasil Cacau

 

Cerca de R$ 7 milhões foram investidos em campanhas publicitárias para divulgar os lançamentos de Natal das marcas Kopenhagen e Chocolates Brasil Cacau, pertencentes ao Grupo CRM. A companhia comercializará, a partir de 27 de outubro, 57 novos produtos para a data — a segunda mais importante do calendário do grupo, atrás apenas da Páscoa. Desses, 14 são da Kopenhagen e 43, da Brasil Cacau.

 

Serão produzidas 220 toneladas de itens sazonais para as duas marcas, 48% a mais que no ano anterior. Segundo Renata Moraes, vice-presidente executiva do Grupo CRM, na Chocolates Brasil Cacau o consumidor é atraído pelo preço, enquanto, na Kopenhagen, pelo valor agregado aos produtos da marca, considerados de grife. “Na Brasil Cacau, temos como destaque os combos de itens variados. Já na Kopenhagen, apostamos em dois lançamentos: as Barra Fruits (barras de chocolate ao leite com frutas vermelhas, passas e damascos) e as torradas de panetone com chocolate”, afirma.

Também foram desenvolvidos produtos em parceria com a Amarula, como copinhos de chocolate acompanhados da bebida, e com a Disney, entre eles um boneco de neve de chocolate decorado com uma pelúcia do personagem Mickey. A linha Língua de Gato também ganhará uma extensão para o Natal com as versões Bola de Natal, além das já apresentadas trufas e cremes Língua de Gato. Todos os produtos foram desenvolvidos com base em pesquisas realizadas com o consumidor.

“As vendas durante o Natal representam 20% do faturamento anual do grupo. A expectativa para esse ano é bem favorável, visto que não tivemos retração diante do cenário econômico”, ressalta Renata. Para conseguir atender à demanda exigida pela época, o Grupo CRM contratou cerca de 300 trabalhadores temporários para atuar em seu complexo industrial na cidade de Extrema, em Minas Gerais — atualmente, a fábrica conta com 861 colaboradores. Cerca de mil funcionários serão contratados para o varejo.

No total, a companhia possui 470 lojas no país — 300 da Kopenhagen e 170 da Brasil Cacau — e anuncia a abertura de 84 lojas até dezembro de 2012 (70 da Brasil Cacau e 14 da Kopenhagen) e de mais 180 em 2013 (150 da Brasil Cacau e 30 da Kopenhagen). Com o aquecimento das vendas gerado pelas novas lojas, instaladas principalmente nas regiões Sudeste e Nordeste, o grupo pretende dobrar seu faturamento, que, em 2012, foi de R$ 590 milhões.

Plano de mídia

A Chocolates Brasil Cacau lança, em 4 de novembro, a promoção “Casas em dobro”. A ação dará aos clientes, a cada R$ 50,00 em compras, um número da sorte para concorrer a duas casas no valor de R$ 100 mil cada, e mais R$ 5 mil em vale-compras de chocolates da marca. Para divulgar a novidade, a agência Rai elaborou uma campanha estrelada pelo cantor Daniel, garoto-propaganda da marca desde o ano passado. A estratégia é composta por ações de merchandising, mídia exterior, anúncios em revistas, spots, materiais para internet e filmes veiculados nas emissoras Globo e Record, em praças onde a rede tem lojas. “O sonho da casa própria está presente no imaginário da classe média, que é o nosso público prioritário. Temos certeza que faremos uma campanha de sucesso”, destaca Renata.

Já para a Kopenhagen foi criada uma campanha sob o slogan “O Natal precisa desse presente”, que traz uma versão bem-humorada da canção natalina “Noite Feliz”. “A campanha brinca com a mania do brasileiro de dizer ‘não precisava’ quando ganha um presente. Queremos reforçar que se o presente for Kopenhagen ele precisava, sim”, explica a executiva. A estratégia inclui filmes exibidos em emissoras de TV paga, como Discovery e Fox, anúncios e materiais para internet, veiculados a partir de 23 de novembro. A marca também patrocina, desde setembro, o programa “The Voice”, transmitido pela Globo.

“Começamos o patrocínio ao ‘The Voice’ com a campanha de extensão da linha Língua de Gato e continuaremos agora, com o Natal. Temos um relacionamento super estreito com a Globo e estamos muito contentes com essa parceria”, conta Renata. R$ 7 milhões, além dos já investidos nas campanhas, foram direcionados ao programa. “Tivemos um crescimento de 50% da verba direcionada ao marketing em relação a 2011”, destaca a executiva.