Associação entre duas ou mais marcas para desenvolver uma ação, produto ou serviço, o co-branding tem sido uma estratégia cada vez mais utilizada pelas empresas nos últimos tempos. Mas há também outros formatos de parcerias. Foi pensando em atender a um mercado ainda pouco explorado nesse sentido, que surgiu, em 2008, a Cross Networking, empresa da Holding Clube, que se dedica exclusivamente a pensar e fechar parcerias estratégicas entre as marcas. “Para que uma parceria seja bem-sucedida, é preciso que as empresas estejam muito bem alinhadas, senão vira um negócio que um paga mais para o outro. Por isso, precisa de estudo e tempo para pensar na estratégia”, ressalta Tatianna Oliva, diretora-geral da agência.
“Meu negócio nasceu no Banco de Eventos (que também faz parte da Holding Clube), uma agência de marketing promocional onde eu trabalhava. Com o passar do tempo, as empresas começaram a fazer muito evento proprietário. A gente percebia que tinha propriedades de conteúdo muito legais das empresas e outras marcas queriam fazer parte disso também”, acrescenta.
Hoje, a Cross Networking atende a grandes companhias, como Ambev, Unilever, Danone, Ajinomoto e P&G, e já realizou diversos cases. Um deles foi o co-branding entre a Danone e a Faber-Castell, com a criação do brinquedo Dino. “O Danoninho queria estar mais próximo da criança. Fomos direto na alma, porque criança é sinônimo de brinquedo. E tinha de ser um brinquedo inteligente”, conta ela.
De acordo com a empresária, ao formar parcerias, as empresas podem gerar uma boa economia que, em tempos de crise, é muito bem-vinda. “Num momento de crise, a parceria é muito bem recebida. Isso não quer dizer que a empresa não vai gastar dinheiro, mas ela vai gastar menos e dar mais resultado, porque está unindo força com uma outra empresa”, destaca Tatianna.
Outro case da Cross Networking é a bala Butter Toffees Cappuccino 3 Corações. “A 3 Corações procurou a Cross porque a companhia precisava que o sabor cappuccino estive mais presente no dia a dia dos brasileiros. A gente fez um estudo e viu que o cappuccino podia virar uma bala. Então surgiu o co-branding com a Butter Toffees, da Arcor”, lembra ela.
Fugindo do formato de co-branding, a Cross foi ainda a responsável por uma parceria entre Intimus e Hope, no ponto de venda. A ação ofereceu descontos nas lojas Hope mediante apresentação de embalagens de Intimus Evolution. Segundo Tatianna, apesar de uma cautela maior dos clientes, a empresa deve crescer entre 25% e 30% este ano, em relação a 2014.