Estreou esta semana o filme “Cidade Inerte”, criado pela Wunderman Thompson Brasil e dirigido pelo Vellas, da produtora Saigon.
O curta-metragem faz parte de uma parceria entre o YouTube, Organização das Nações Unidas e Tribeca Film Festival, um dos principais festivais de cinema independente dos Estados Unidos, que tem por objetivo levar ao conhecimento do grande público as 17 Metas Globais de Desenvolvimento Sustentável da ONU (Global Goals) por meio de curtas-metragens sequenciais criados para serem exibidos no Ad Sequence, do YouTube. O filme foi todo concebido e filmado antes da pandemia do coronavírus.
Única agência selecionada para o projeto na América Latina, a Wunderman Thompson Brasil, junto com a produtora Saigon, foi desafiada a pensar na Meta 11: “Cidades e comunidades sustentáveis” e diante dos diversos subtemas possíveis, o time WT escolheu focar na mobilidade urbana.
A partir deste tema, o time WT colocou a mobilidade como um grande ponto de convergência. Independentemente da classe ou do meio de transporte que se utiliza, o congestionamento afeta a vida dos paulistanos todos os dias, de diversas formas: seja pelo trânsito caótico de todos os dias, poluição, violência, desigualdade geográfica entre tantos outros temas. E surgiu a ideia do “Cidade Inerte”, um curta que mostra, na perspectiva de uma família, o que aconteceria no dia em que a cidade de São Paulo parasse de vez.
A partir dessa narrativa, o filme revela o quanto o problema do trânsito é causado por todos, de forma coletiva. A ficção é baseada em dados reais: o paulistano que passa em média, 36 dias por ano no trânsito; a poluição que mata 20 pessoas por dia; os acidentes no trânsito que superam em 30% a taxa de mortalidade da violência pública.
O formato de Ad Sequencing do YouTube foi a essência da estratégia do projeto. “Nosso desafio foi usar o Adsequencing para criar um maior engajamento da audiência com o problema. Exploramos diversas formas de abordagem, uma visão de entretenimento, um olhar documental, jornalístico ou até mesmo através dos impressionantes dados reais”, afirma Keka Morelle, CCO da Wunderman Thompson.
“Este é um dos melhores projetos que já fiz. A mensagem e o tema do filme são tão poderosos e importantes nos dias de hoje. Eu fui criado em São Paulo e me senti imerso na história. Eu também já perdi muitos dias da minha vida parado em congestionamentos na cidade. Wunderman Thompson foi uma grande parceira desde o início, tive 100% de liberdade criativa sobre o roteiro e a Keka Morelle liderou o time de forma muito precisa, intuitiva e objetiva”, afirma o diretor do filme Vellas.