Nomes como Marina Daineze (Vivo), Javier Meza (Coca-Cola) e Eduardo Picarelli (Heineken) participaram do Especial do PROPMARK

Anunciantes apontam para um futuro mais inclusivo, ético e cidadão, construído por meio de uma comunicação colaborativa e multiplataforma, combinada com inteligência artificial, hipersegmentação, customer experience e performance para soluções integradas.

Discussões que ajudem a transformar positivamente a sociedade darão sentido ao conteúdo com propósito. Mas o balanço entre emoção e razão deverá balizar as relações em ano de incertezas na economia.

-- Leia aqui a versão completa do Especial Perspectivas 2023

“2023 promete ser um ano cheio de novidades no portfólio e campanhas em sintonia com os sentimentos das pessoas. Na América Latina, trabalhamos para expandir as plataformas de nossas marcas, garantindo contribuição tangível para a nossa agenda ESG. Seguiremos em evolução para nos adaptarmos às mudanças através dos valores de autenticidade, otimismo e inclusão. Consumidores e o mercado estarão mais atentos às ofertas, num contexto econômico que, provavelmente, será mais desafiador. Mas a motivação de compra ainda deve ser influenciada por preferência e valores de marca. Vamos garantir que a nossa propaganda tenha esse balanço certo entre razão e emoção” Javier Meza, vice-presidente sênior de marketing da Coca-Cola América Latina
“Na Samsung, ouvir o nosso público é o combustível para entregar inovações que empoderam as pessoas em suas rotinas. Seguiremos com o objetivo de estabelecer uma conexão cada vez mais próxima, genuína e autêntica, por meio de experiências encantadoras, em campanhas, conversas e ativações em todas as plataformas. Além disso, ampliaremos o trabalho desenvolvido com os creators para estreitar ainda mais a relação com os fãs da Samsung. Entender como a tecnologia transforma positivamente a vida das pessoas é o grande pilar das estratégias de comunicação colaborativa e multiplataforma da marca para 2023” Mario Sousa, diretor sênior de marketing da área de mobile experience da Samsung Brasil
“Na Vivo, o cliente está no centro da estratégia, e em 2023 não será diferente. Acompanhamos de perto as tendências de mercado e de comportamento, pois é essencial estar nas conversas que são de fato pertinentes. Seguiremos atentos aos formatos e canais relevantes, sempre agregando conteúdo diferenciado e com propósito. Redes sociais se mantêm como um importante meio para compreender e participar das conversas, apresentar valores, produtos e serviços de forma orgânica, original e criativa, mas sem esquecer da presença da marca em grandes eventos, no digital, em OOH e em mídias offline” Marina Daineze, diretora de marca e comunicação da Vivo
“Será mais um ano desafiador para as marcas, pois temos ainda um cenário delicado, com incertezas que devem perdurar. Dentro desse contexto, é natural que o consumidor mire as suas escolhas em marcas que ofereçam uma ótima equação de valor. Nesses momentos, as marcas que são top of mind acabam tendo vantagem, pois trazem confiança para os consumidores. Na minha opinião, a combinação de comunicação e performance passa a ser uma equação-chave, pois awareness qualificado e capacidade de transformar dados em insights será a fórmula mágica para vencer neste ano" Eduardo Picarelli, diretor da business unit da Heineken no Brasil
“O objetivo é seguir evoluindo, reforçando o reconhecimento como uma marca plural, convergente, com multiprodutos e para públicos diversos. Movidos pela essência de inquietude e inovação, seguiremos consistentes no investimento em ações e projetos para conectar as pessoas entre si e a uma vida mais divertida e produtiva. Além do foco em inovação e tecnologia, continuaremos presentes em eventos esportivos e culturais, buscando oferecer experiências que vão além dos nossos produtos. Entendemos que as pessoas precisam estar no centro de todos os nossos movimentos. Vamos continuar unindo serviço de qualidade com o desejo de gerar impacto positivo na sociedade" Ane Lopes, diretora de comunicação e marca da Claro (Vivian Koblinsky/ Divulgação)
“Quero continuar renovando a conexão que temos com a nossa rede, por meio da criação de produtos icônicos, experiências criativas e do investimento em inovação e tecnologia. Para o futuro, queremos continuar nos firmando como marcas conectadas ao que está impactando o mundo da beleza, trazendo provocações, tendências, novas formas de entender a rotina de autocuidado, além de oferecer produtos atrativos, inovadores, de alta performance e cheios de originalidade. Também quero continuar fomentando discussões que ajudem a transformar positivamente a sociedade, oferecendo ações que possam ir além das campanhas tradicionais e deixem uma entrega para a nossa rede” Renata Gomide, vice-presidente de consumer do Grupo Boticário (Tulio Vidal/ Divulgação)