A CaliaAssumpção S.A, agência que integra a holding Total, do empresário Eduardo Fischer, passa a se chamar D+. A marca estava desativada desde que a agência de Marcello Gorodicht fora absorvida pela Fischer América quando conquistara a conta do Ponto Frio, grupo varejista que tem base operacional no Rio de Janeiro (a conta do Ponto Frio está atualmente na carteira da DM9DDB). Gorodicht passou a ser o diretor geral da agência de Fischer na capital fluminense. A nova D+, porém, será marca fantasia da Calia Assumpção S.A., empresa do grupo Total e que mantém o CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica), necessário para a manutenção conta do Banco do Brasil. A CaliaAssumpção S.A. tem a conta do banco estatal, cujo budget anual para publicidade é de aproximadamente R$ 140 milhões, e pelas regras da lei 8.666, que monitora as licitações públicas, o CNPJ não pode ser alterado durante a vigência do contrato, mas a marca fantasia pode sofrer alteração. Sua sede é em Brasília e é dirigida pelo executivo Mauro Motoryn. A D+ absorve a Multicomm, mas sem a companhia de Rodrigo Sá Meneses, empresário que liderou o Multicomm até o acordo com o Total ser fechado, que já foi sócio da Propeg e que questiona na justiça seus ex-sócios na NBS e Quê, ambas com sede no Rio. A Multicomm também não será sócia da D+. A agência do Total absorve os clientes da Multicomm, entre os quais a Copag (fabricante de cartas de baralho), Philip Morris (institucional), Amor aos Pedaços (franquia de doces) e Editora Meio & Mensagem).  A holding Total, pelo acordo firmado com o ex-sócio Clóvis Calia, pode utilizar a marca Calia Assumpção até o próximo mês de setembro. A partir daí, deverá ser desativada definitivamente. O mês de setembro também é chave para a conta do Banco do Brasil. É quando será encerrado o primeiro ano de contrato com suas agências (as outras são a TBWA/BR e DNA). Pode haver renovação, e a tendência é esta, mas o BB pode sugerir uma nova concorrência. A D+ também foi testada por Fischer para ser sua terceira agência quando ainda tinha a operação da Upgrade e da CaliaAssumpção como negócios da Total para atender clientes conflitantes, sob a direção do executivo Izael Sinem, que atualmente é presidente da Publicis Salles Norton. A campanha “Valores”, que está no ar sendo veiculada pela Calia Assumpção S.A, foi a última criada por Clóvis Calia, que já acertou o distrato contratual com a holding Total. “Estamos completamente quites. Resolvi todas as questões pendentes. Eles foram super profissioinais”, disse Calia, que está atendendo seus clientes, entre os quais a Basf, Qualcomm Telecomunicações, Ceasar Park, Sucos Del Valle e TV Record, como Calia Ltda. O nome não é definitivo. “Estou conversando com investidores e poderemos ter uma nova identidade. Por enquanto, apenas o Ubiratan Martins, que me acompanha desde a Standard Ogilvy Mather, passa a ser sócio da nova agência e alguns funcionários da antiga Calia Assumpção foram para a nova agência da Total”, acrescentou Calia. Durante o rompimento com a Total, Clóvis Calia também deixou de ter como sócio o executivo Ronald Assumpção. Conclusão: não há interesser nem da Total e de Calia em manter a marca Calia Assumpção no mercado. Veja comunicado da Fischer abaixo:

“O Grupo Total informa que a sua agência controlada Calia Assumpção SA
alterou seu nome para D+, mantendo o mesmo CNPJ, os mesmos controladores e
o mesmo objeto social. A D+, além da conta do Banco do Brasil, passa a atender os clientes da
Multicomm, tais como Philip Morris (institucional), Copag, Amor aos Pedaços
e Meio & Mensagem, e a funcionar em novo escritório em São Paulo, ao mesmo
tempo em que mantém suas instalações em Brasília.
O quadro de dirigentes da D+ é composto por Mauro Motoryn na presidência,
Eduardo Groisman na direção financeira, Paulo Leite na direção de criação e
Raphael Barajas na direção de atendimento. Não houve aquisição de ativos nem assunção de responsabilidades de qualquer espécie da Multicom por parte do Grupo Total.”

 

Paulo Macedo