PJ Pereira, que vai presidir avaliações de marketing digitalComeçou neste ultimo domingo (19), em Londres, o júri do D&AD 2015, o festival organizado pela associação britânica formada por designers e diretores de arte.

Neste ano, há duas mudanças significativas. A primeira delas é o fim das indicações “In Book”, que se referiam às peças que mereceriam estar no catálogo da premiação – apesar de não terem um prêmio propriamente dito –, e “Nomination”, que seria equivalente a finalista aos disputados Lápis amarelos, branco e preto. A partir de agora, “In Book” vira Wood Pencil (Lápis de madeira) e “Nomination” passa a ser Lápis de grafite, com o mesmo peso de uma medalha de bronze e de prata, respectivamente.

Os prêmios de Yellow Pencil continuam tendo sua equivalência ao ouro, para trabalhos com “notável” excelência criativa. O Lápis branco será concedido ao Lápis amarelo que mostrar potencial de mudança em um “pensamento criativo” enquanto o Black Pencil fica reservado a pouqusíssimos trabalhos que possam ser de fato arrebatadores em todos os sentidos da criatividade.

A segunda mudança neste ano é na programação. Nesta semana de julgamento das peças, até o dia 25, haverá um clima de festival com palestras, seminários e workshops, além de exibição dos trabalhos inscritos para o público em geral interessado em publicidade. Haverá ainda atrações da Judging Week Wisdom, uma série de encontros com alguns dos presidentes dos 25 júris.

Na programação de palestras estão nomes como o do fotógrafo Oliviero Toscani, famoso por suas polêmicas campanhas para a Benetton, e do artista Neil Harbisson, que nasceu sem a capacidade de enxergar cores. Hoje, graças a um dispositivo implantado em seu cérebro, ele consegue “ouvir” as cores do mundo.

Entre os presidentes dos 25 júris está o brasileiro PJ Pereira, da Pereira & O’Dell, que vai avaliar os trabalhos de Marketing Digital. O Brasil está representado em outros nove júris, com a participação de nomes como Sergio Gordilho (Africa), Marcelo Reis (Leo Burnett Tailor Made), Ricardo John (J.Walter Thompson), Renato Simões (W+K) e  Mateus de Paula (Lobo).

Os trabalhos vencedores no D&AD 2015 serão conhecidos nesta semana, mas a qualidade de cada Lápis só será revelada na premiação agendada para o próximo dia 21 de maio.