Luísa Barbosa: “Estamos vivendo um novo momento com novas possibilidades”/Foto: Divulgação

Jurada brasileira de Entertainment no D&AD 2021, Luísa Barbosa, senior executive producer da Conspiração Filmes, acredita que a pandemia solidificou ainda mais a atração do entretenimento sobre as pessoas. “O consumidor está cada vez mais atento e desconfiado. Vivemos um momento em que estamos expostos a conteúdos o tempo todo, fisgar a real atenção do público não é uma tarefa fácil e o entretenimento sabe fazer isso de forma ímpar”, diz ela. Na entrevista a seguir, a executiva fala sobre os projetos de marca produzidos pela produtora nessa área, as tendências do mercado e também de suas expectativas para o festival, que será realizado online de 25 a 28 de maio.

Entretenimento
O entretenimento é atualmente a mídia mais consumida pelas novas gerações. Um levantamento recente do AdWeek mostrou que, em média, as pessoas passam sete horas diárias consumindo vídeos nas redes sociais, séries no streaming e outros tipos de entretenimento em vídeo. A pandemia solidificou ainda mais essa tendência. Para as marcas, criar conteúdos dentro desse ecossistema é uma forma potente de participar da vida dos seus clientes de uma forma muito próxima e íntima, transmitir seus valores e mensagens dentro da imersão e da magia do entretenimento, que proporciona uma forma única de conexão.

Marcas sócias
Estamos vivendo um novo momento, com novas possibilidades para as marcas, muito propício para inovação em formatos e também em modelos de coprodução. O mercado está em um momento de grandes mudanças e cada vez mais a lógica programática de publicidade tem ganhado novos contornos e nuances. Ter marcas como sócias e não só conceituando um projeto que tenha sinergia com sua mensagem é algo que estamos construindo na Conspiração.

Impacto
O núcleo de entretenimento de marcas da Conspiração existe há mais de 10 anos
e está por trás de projetos de grande sucesso que consolidaram nosso protagonismo como porta de entrada das marcas para o entretenimento. Produzimos a série Se Essa Roupa Fosse Minha, coprodução com GNT e Comfort, que estreou globalmente a divisão de entretenimento da Unilever e venceu o prêmio Crafting Brands for Life. Acabamos de lançar uma campanha para o Dia Internacional da Mulher com TikTok, que tem como carro-chefe um clipe inédito de Dona de Mim, de Iza, todo produzido por uma equipe feminina. A ideia é estar cada vez mais próximos das marcas em projetos de entretenimento que possam ser coproduzidos. A Conspiração é hoje a produtora mais indicada ao Emmy Internacional da América Latina, o que nos credencia como realizadora de projetos de alto impacto no entretenimento.

Atenção
O consumidor está cada vez mais atento e desconfiado. Vivemos um momento em que estamos expostos a conteúdos o tempo todo, fisgar a real atenção do público não é uma tarefa fácil e o entretenimento sabe fazer isso de forma ímpar.

Tendência
A presença das marcas no entretenimento é uma tendência em ascensão já há alguns anos, mas é claro que o entretenimento de marca brasileiro ser reconhecido internacionalmente agita o mercado e desperta a atenção para esse novo momento. Além de bons trabalhos brasileiros sempre nos encherem de orgulho.

Expectativas
A expectativa no júri do D&AD é alta, assim como a honra de estar participando ativamente de um evento tão importante. Mas ver bons trabalhos que estão sendo produzidos por aí e estar em troca com um júri especializado é o que mais me anima.

Prêmios
O Brasil sempre tem ótimos desempenhos nos festivais internacionais de publicidade e tem tido uma excelente performance nos principais prêmios internacionais de entretenimento, como Festival de Cannes e Emmy Internacional. Prêmios que abraçam ambos os segmentos tendem a ser uma boa para nós, brasileiros.

Futuro
Essa é a minha primeira participação como jurada no D&AD e tenho certeza que será um momento para olhar o mercado, pensar no futuro e trocar experiências com quem tem pensado o entretenimento de marca em todo mundo.