Um dos mais importantes e respeitados festivais de design e criatividade no mundo, o D&D foi cancelado em Londres este ano, em razão da pandemia do novo coronavírus. O evento estava programado inicialmente para ocorrer entre os dias 19 e 21 de maio. Agora, o julgamento será online.
Em comunicado assinado pelo CEO Patrick Burgonyne, a organização informa que o julgamento para a maioria das categorias será feito online e as categorias cuja presença dos jurados é imprescindível, como the Book Design, Graphic Design, Magazine & Newspaper Design and Packaging Design, será estudado mais para frente uma maneira do júri se reunir de maneira segura, o que deverá provocar atrasos na divulgação desses prêmios.
O festival também estendeu o prazo para as inscrições – todas as peças podem ser submetidas no site do D&AD – até 3 de abril.
Confira o comunicado:
“Estamos vivendo uma crise sem precedentes – um estranho e assustador drama sendo vivido em muitos ambientes familiares. Mas as evidências da Ásia dizem que emergiremos e a vida normal voltará; talvez uma normalidade mais ponderada do que antes.
No D&AD, nossa prioridade é a saúde e o bem-estar de todos. Nossos eventos físicos, claramente, não podem acontecer. Por isso, não faremos o D&AD Festival este ano e entraremos em contato com todos os nossos palestrantes, parceiros e portadores de ingressos para dar mais informações a respeito. O New Blood Festival também está em revisão.
Mas, na medida do possível, também queremos continuar a fazer o melhor pela comunidade criativa que servimos nos últimos 58 anos. O D&AD sempre estimulou e comemorou a excelência criativa, acreditando que um bom trabalho sempre vale a pena. Então, nós acreditamos que os melhores trabalhos dos últimos doze meses merecem ser premiados. Nossos jurados vão se reunir, virtualmente claro, para julgar as peças inscritas. E nós estamos estudando novas formas para celebrar os vencedores dos Lápis com a nossa comunidade, onde você estiver.
E estamos expandindo nosso campus digital e desenvolvendo versões digitais de outros produtos, incluindo Masterclasses, para que pessoas criativas em todos os lugares possam continuar se beneficiando das habilidades e experiências dos melhores profissionais de nossos negócios.
Detalhes de tudo isso seguirão à medida que formos elaborando. E, de maneira otimista, talvez algumas das coisas que estamos sendo forçados a fazer pelas circunstâncias venham a ser vistas como melhores práticas; e continuaremos desejando fazê-las à medida que a crise recuar, para benefício de todos.
Agradecemos a toda a indústria, fiquem seguro e vejo vocês depois”.
Patrick Burgoyne, CEO, D&AD