Desde que assumiu a direção geral do D&D Shopping, há quatro meses, Angelo Derenze  costuma chamar o lobby que tem vista para o movimento das lojas do centro de compras de “seu escritório”. É dali, olhando tudo de perto, que ele tem comandado campanhas e ações que fizeram as vendas do empreendimento crescerem 7% para o público especializado e revelam uma perspectiva otimista para o ano – especialmente para o Bota Fora D&D, tradicional liquidação anual que dura um mês e vai até o próximo dia 23.

“Está sendo uma grande experiência, nova e positiva, pois nunca tinha trabalhado varejo na minha vida. Tenho bastante experiência no setor de arquitetura e decoração, em que atuo há quase 30 anos”, lembra o profissional, que participou, entre outros projetos, do momento de expansão da Casa Cor.

Um dos primeiros passos de Derenze no comando do D&D foi trabalhar para aumentar o fluxo de visitantes do espaço e, ainda, aumentar a venda para arquitetos e decoradores. Para este segundo caso, ele revela ter utilizado com mais ênfase o programa de relacionamento A&D, que conta com mais de 5 mil profissionais da área cadastrados. “Desse total, 1.200 estão ativamente comprando conosco. Nós tivemos, de janeiro a junho deste ano, um crescimento de 7% da venda junto aos profissionais desse programa de relacionamento. Com esse programa, consigo saber, por exemplo, que tivemos 330 profissionais que compraram este ano no D&D, mas que no ano passado não haviam comprado”, observa.

Além do programa de relacionamento, o executivo conta que uma série de ações de marketing de relacionamento estão sendo realizadas com frequência, como encontros, viagens e até mesmo eventos inéditos para o shopping, como uma exposição de acervo francês em homenagem a Brigitte Bardot – a mostra está programada para o final do mês, como forma de incentivar o fluxo no local – e o primeiro Natal D&D. As ações, segundo ele, fazem parte das comemorações pelos 20 anos do

shopping, comemorados em 2015.

 

Bota Fora

Para divulgar o Bota Fora, Derenze revela investimento de R$ 1 milhão, entre mídia impressa, online, TV por assinatura, rádio e out of home, com propagandas em mobiliários urbanos, como relógios, além do aplicativo Waze. O termômetro para medir o movimento do evento tem sido duas promoções.

A primeira delas, feita em parceria com o Bradesco e a Amex, levou para o shopping clientes especiais do banco e da operadora de cartões para uma prévia exclusiva do Bota Fora. “Tivemos público de 3 mil pessoas dentro dessa ação”, conta.

Já a segunda ação dá a consumidores que fizerem compras acima de R$ 3.500 dentro do Bota Fora um presente exclusivo. “Em menos de uma semana, 20% dos presentes já foram embora. Vamos precisar aumentar o número”, comemora Derenze, que fala em crescimento de 10% no fluxo de visitantes do evento.

Segundo o executivo, a clareza na comunicação em momentos de desconfiança econômica ajuda na conquista do cliente. “Tenho uma visão muito otimista. O momento de crise que vivemos envolve uma crise de desconfiança. Por isso, na nossa comunicação, estamos sendo muito claros e objetivos, mostrando que o cliente do Bota Fora tem até 50% de desconto e pode parcelar em dez vezes sem juros”, defende. “O setor como um todo está sofrendo. Quem não fizer ações ou algo diferente, vai sofrer mais”, acrescenta.