Dan Wieden: segundo profissional a receber o Leão de São Marcos

 

Cofundador e diretor executivo global de criação da Wieden+Kennedy, Dan Wieden será homenageado durante a 59ª edição do Cannes Lions, que acontece de 17 a 23 de junho, na Riviera Francesa. O profissional receberá este ano o Lion of St. Mark (ou Leão de São Marcos), honraria idealizada em 2011 para destacar a contribuição contínua e excelência de determinados profissionais à criatividade em comunicação.

O primeiro Leão de São Marcos foi outorgado a John Hegarty, diretor global de criação e um dos fundadores da rede BBH (Bartle Bogle Hegarty), no ano passado. O troféu, bem como seu nome, é inspirado na estátua do leão presente na Praça de São Marcos, em Veneza — sede da primeira edição do Cannes Lions, em 1954.

Dan Wieden iniciou sua carreira na cidade de Portland, nos Estados Unidos, primeiramente em empresas de relações públicas. Em 1982, uniu-se a David Kennedy para fundar a Wieden+Kennedy, tendo nada menos que a Nike como primeira cliente — é a ele atribuída a criação do slogan “Just do it”. A intenção de Wieden era, desde o início, colocar em prática um modelo diferenciado de agência de publicidade, na qual a criatividade ultrapassasse as barreiras estruturais e burocráticas, não se perdendo com o crescimento da operação. Atualmente, a W+K está presente também em Nova York, Londres, Amsterdã, Delhi, Shangai, Tóquio e São Paulo.

Em 2010, a agência foi apontada como Agency of the Year por cinco veículos especializados: Adweek, AdAge, Campaign, Creativity e Shoot. Entre seus clientes estão Coca-Cola, Chrysler, Delta Airlines, ESPN, Heineken, Honda, Kraft, Levi’s, Nike, Old Spice and Procter & Gamble.

“A integridade e o brilhantismo de Dan inspiraram uma geração e ganharam respeito mundialmente. Por seu trabalho ser amplamente admirado, sua visão reverberou pela indústria, mudando o courso da comunicação de marca e redefinindo a estrutura dos negócios. Estamos extremamente orgulhosos e honrados em entregar a ele, uma das pessoas mais legais da indústria, o Leão de São Marcos por essa marcante contribuição à criatividade na comunicação”, declarou Terry Savage, chairman do Cannes Lions.

“Essa é uma enorme honra. Para ser honesto, eu sempre me identifiquei com a frase de um renomado militar, que dizia: ‘seus homens o seguirão por qualquer lugar. Principalmente, por curiosidade’”, analisou Dan Wieden. O troféu será entregue ao cofundador da W+K durante a cerimônia de premiação das áreas de Film, Film Craft, Titanium and Integrated e Branded Content & Entertainment Lions, marcada para o último dia do festival, sábado, 23 de junho.