Embalagens utilizarão tecnologia de realidade aumentada

A Danone terá, nas gôndolas de supermercado e pontos de vendas a partir desta quinta-feira (2), tecnologia da realidade aumentada – animação em terceira dimensão –, com motivos inspirados no Carnaval, nas embalagens de 900 ml de Danoninho, Dan Up e Activia. Esta é a primeira vez que a Danone marca presença no Carnaval, patrocinando a escola de samba carioca Porto da Pedra.

A partir da técnica da realidade aumentada, o consumidor que baixar gratuitamente o aplicativo “Danone Carnaval” em seu celular ou tablet no www.carnavaldanone.com.br e direcionar o aparelho para o logotipo Danone nas embalagens poderá ver, por exemplo, um mestre-sala e sua porta-bandeira em evolução, sambando ao redor do produto.

O samba da Porto da Pedra contará a história do iogurte e destacará seus benefícios para a saúde. O enredo “Da seiva materna ao equilíbrio da vida”, assinado pelo carnavalesco Jaime Cezário, é dividido em oito setores, que totalizam 32 alas. São eles: O leite – “A força da vida” (setor 1); “O leite na mitologia” setor 2); “A origem dos derivados do leite” (setor 3); “A expansão do iogurte” (setor 4); “O iogurte seduzindo civilizações” (setor 5); “O iogurte conquista a Europa” (setor 6); “Iogurte, uma delicia conquistando o mundo” (setor 7); e “Iogurte – sabor, saúde e alegria” (setor 8).

“É a primeira vez que a Danone se aproxima do Carnaval. Nosso objetivo é, por meio de uma escola como a Porto da Pedra, comunicar ao maior número possível de pessoas os benefícios do iogurte para a saúde e para uma melhor qualidade de vida, além de contar a história desse produto, cuja marca tem grande força no imaginário das pessoas”, diz Ricardo Vasques, diretor de marketing da Danone no Brasil. Para o presidente da Porto da Pedra, Francisco Marins, mesmo antes do desfile, a parceria entre a escola e a Danone já pode ser considerada  um sucesso. “No fundo, o benefício vai ser para o Carnaval como um todo. Esperamos que a iniciativa da Danone possa inspirar outras empresas a investirem no evento”, destaca Marins, que também é gerente de educação e cultura empreendedora do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), onde trabalha desde 1993.

Para contribuir com informações para o enredo, a Danone levou o carnavalesco Jayme Cezário e o diretor de Carnaval, Amauri Santos, da Porto da Pedra, a Barcelona, para conhecer a primeira fábrica de iogurte do mundo e a historia da empresa. A parceria da Danone com a Porto da Pedra não se resume apenas ao Carnaval e ao desfile de 2012. A empresa também apóia o projeto social da escola através do Instituto Abraço do Tigre, organização sem fins lucrativos que existe há nove anos e tem como missão cuidar das crianças e jovens do município de São Gonçalo, oferecendo oportunidades de estudo, cultura e potencial profissional, contribuindo assim para a construção de cidadania e desenvolvimento humano da população. Entre os projetos que serão apoiados pela Danone está o de Culinária, que utilizará a cozinha da própria escola de samba para diversos cursos, entre eles um de panificação e empreendedorismo, com acompanhamento de uma nutricionista para introduzir o tema de saúde e nutrição.