A Danone lançou nesta quinta-feira (24) sua nova estratégia para o mercado brasileiro de iogurtes: o Densia, enriquecido com cálcio e vitamina D, apresentado como a melhor forma de prevenção para doenças originárias da carência dessas substâncias, como a osteoporose.
A definição do público-alvo é clara: mulheres acima dos 45 anos, que estejam próximas da menopausa ou já tenham passado por ela. De acordo com estudos divulgados pela empresa, a perda de estrógeno ocorrida após o período acelera a perda de massa óssea, que pode gerar doenças como a osteoporose. A ingestão de cálcio poderia reverter quadros como esse ou mesmo preveni-los. É nesse nicho que a Danone pretende inserir sua nova marca: um pote de Densia possui metade do cálcio necessário para o consumo diário, 500mg de cálcio cítrico.
O produto já é recomendado pela Sociedade Brasileira de Osteoporose (Sobrao) e pela Sociedade Brasileira de Densitometria Clínica (SBDens). O presidente da Sobrao, o médico Cristiano Zerbini, e Rubem Lederman, membro do Board Mundial da IOF (Internacional Osteoporosis Foundation) estiveram no evento para chancelar o Densia como uma alternativa a suplementos nutricionais de cálcio. “O Densia não é remédio. É um produto nutricional suplementado. Para nossos pacientes, é melhor a ingestão de um alimento que de um comprimido”, afirmou Zerbini.
Antes do lançamento para a imprensa, a Danone apresentou o produto para médicos e nutrólogos. O objetivo da líder global em iogurtes é cunhar a marca como um produto nutritivo com propriedades clínicas cientificamente comprovadas. O argumento faz parte da estratégia de comunicação da Danone. “O consumo per capita de iogurtes no Brasil é baixo, de 6,4 quilos por ano, o equivalente a um iogurte a cada seis dias. Ainda temos muito para desenvolver nesse mercado. Como? Comunicando o benefício do produto como um alimento funcional”, resumiu Mariano Lozano, presidente da Danone no Brasil.
A nova marca, que deve chegar ao mercado brasileiro em 16 de março, já está presente em outros seis países, como Portugal, Espanha, Ilhas Canárias, Argentina e Hungria. No início de abril, estreia a campanha massiva de divulgação, com inserções na TV e material para mídia impressa e PDV. A criação está a cargo da Y&R.
por Keila Guimarães