A David, agência criada em dezembro de 2011, em parceria entre profissionais da rede Ogilvy de Brasil e Argentina – como Fernando Musa e Anselmo Ramos, respectivamente ceo e vice-presidente de criação da Ogilvy Brasil; e Gaston Bigio, diretor regional de criação da rede para a América Latina, já anuncia seu primeiro cliente.

A agência, que está montando escritórios inicialmente em São Paulo e Buenos Aires, e tem planos de chegar a Nova York ainda este ano, tem como primeira conta de sua carteira a operação americana do Burger King, que no meio do ano passado rompeu um relacionamento de sete anos com a Crispin Porter + Bogusky para dar início a uma revisão em seu posicionamento criativo, entregando a conta à McGarryBowen. Agora, conforme foram informados os franqueados da rede nos Estados Unidos nesta última quinta-feira (11), a David e a Mother New York também passam a integrar o rol de agências que atenderão o cliente naquele mercado.

Apesar da pertinência do mercado em que seu novo cliente atua, a David afirma que os planos da agência em montar um escritório em Nova York não precisarão ser acelerados. “Esta é a primeira conta oficial da David. Apesar do cliente estar nos Estados Unidos, vamos trabalhar com ele inicialmente a partir de São Paulo e Buenos Aires. Iniciaremos o trabalho, as reuniões e podemos até ter uma pequena operação no país para atender determinada necessidade do cliente, mas não vamos adiantar a abertura de um escritório lá ainda”, explicou Musa, um dos fundadores da David.

De acordo com o executivo, além da linha criativa, o Burger King passa por um período de reposicionamento geral no mercado americano, que será potencializado com o trabalho de suas novas agências. “O Burker King está em um momento de crescimento e reestruturação a partir de 2012. Nossa experiência com o cliente aqui no Brasil também é muito positiva e já acompanhávamos esse movimento, o que será benéfico para esse novo relacionamento”, destaca Musa.

No Brasil, a conta do Burger King é atendida pela Ogilvy desde outubro de 2008. Musa destaca, porém, que mesmo atendendo o cliente no mercado americano e tendo uma operação da David montada em São Paulo, o cliente não deve sair da carteira da agência a qual ele responde como ceo. Também ainda não estão definidas as bases para divisão da conta entre David, Mother e McGarryBowen, o que deve acontecer em fevereiro.

Mudanças

O Burger King começou a passar por grandes mudanças em setembro de 2010, quando a rede fast-food foi adquirida pelo fundo brasileiro de investimentos 3G Capital, que também é dono das Lojas Americanas, sócio da AB Inbev e tem participação na rede de fast-food Wendys. Em agosto, momentos antes do rompimento da relação com a CP+B, chegaram à operação Alex Macedo, como vice-presidente sênior de marketing para o mercado norte americano; e Flavia Faugeres, como cmo (chief marketing officer) global da rede.

Os movimentos de reposicionamento procuram, principalmente, reverter os maus resultados do Burger King durante  a recessão americana, que teriam gerado, segundo estimativas à época de sua venda para o 3G Capital, dívidas de até US$ 4 bilhões.

por Karan Novas