Os leitores do DCI receberão um novo jornal nesta segunda-feira (8). A publicação passou por uma reformulação no projeto gráfico-editorial. O slogan “Vamos ao que interessa” resume o novo posicionamento do título. “O Grupo Sol Panamby decidiu apostar no potencial do jornal e preencher uma lacuna do mercado, usando uma linguagem mais simples para falar de economia”, explicou Rubens Pedretti Júnior, diretor-executivo do DCI.
Segundo Pedretti, a publicação está bem alinhada com a campanha lançada pela ANJ (Associação Nacional de Jornais) durante o 10º Congresso de Jornais, no mês passado, que apontou como sendo uma tendência para as empresas de comunicação se tornarem multiplataformas. “A dinâmica agora é diferente. Quando os profissionais saírem para fazer uma entrevista, vão ter de fazer um vídeo para subir no site também, por exemplo”, exemplificou.
A mudança no DCI começou a ser desenhada há dois anos, com a parceria com a Resultado Consultoria. O projeto gráfico foi criado pela Cases i Associats – Sol361, empresa também responsável pelas reformulações no país de O Globo, Grupo Estado, Super Notícia, entre outros.
As alterações já aparecem no logotipo do DCI. A fonte foi atualizada e as letras continuam em caixa-alta. O nome da publicação é seguido agora por três pontos, o último deles vermelho. Além de reforçar a ideia de modernidade, as reticências também remetem à estrutura do jornal, fazendo alusão às seções Notícia, Mercado e Mais.
O novo projeto também aposta em fotos e infográficos para tornar a leitura mais clara e concisa.
As páginas agora têm uma seção de destaque com notícias breves em primeiro plano, que facilitam a leitura rápida de cada editoria.
A escolha da tipografia para títulos e infográficos levou em conta versatilidade e legibilidade. Os textos continuam com a mesma tipografia do projeto anterior.
A publicação passa para o formato berliner, muito popular em países da Europa, maior que o tabloide e mais compacto que o standard – tradicional formato dos diários brasileiros.
Também nesta segunda-feira, entra no ar o site reformulado, com a mesma preocupação de simplificar a vida do leitor. “Muitas vezes o simples é difícil de fazer, mas por isso fizemos contratações e adaptamos a equipe”, explicou Pedretti Júnior. Uma das aquisições de destaque foi a chegada do diretor de redação Roberto Lira, que deixou a Agência Estado no fim do ano passado.
Para comunicar a reformulação, a Epigram criou uma campanha publicitária com anúncio para mídia impressa, mobiliário urbano, ações promocionais e de relacionamento com agências e anunciantes. “A reformulação do DCI traz um fortalecimento da comunicação no Grupo Sol Panamby. Queremos sobretudo oferecer ao público um produto mais atualizado, moderno e prático”, concluiu Claudia Rei, diretora corporativa de comunicação do Grupo Sol Panamby.