Alê Oliveira

Pode-se até mudar a palavra para questões, ou questionamentos, mas é inegável que os debates que vêm sendo feitos dentro do Jornal Nacional, da Globo, entre os apresentadores William Bonner e Renata Vasconcellos e os principais candidatos ao cargo de presidente da República nas eleições de outubro, com o cuidado de se debater com apenas um deles por programa, acabaram se transformando no que de mais sério e prático ocorreu até agora na mídia.

As críticas surgidas, principalmente de jornalistas e especialistas de outras casas empresariais ou associativas, denunciam o que estaria se configurando em um interrogatório, muito além da proposta-título de debate.

Discordamos democraticamente dos que assim pensam, pois como líder de audiência em nosso país e na condição de representar um meio ainda decisivo no Brasil no quesito formador de opinião, a Globo procurou fugir dos questionamentos água com açúcar que dominam grande parte da mídia, nestes períodos pré-eleitorais.

O que se depreende desses debates com os candidatos no Jornal Nacional extrapola o improviso e convence o público quanto à veracidade das questões propostas pela dupla de apresentadores aos candidatos.

O encaminhamento das questões revela um elogiável trabalho de pesquisa antecedendo a cada programa e a postura de Bonner e Renata impõe o respeito necessário a esse tipo de trabalho jornalístico, evitando que caia neste ou naquele momento em qualquer tipo de pieguice a comprometer o conjunto.

Ao término de cada sessão, cabe ao telespectador julgar o formato escolhido pela Globo para essas “entrevistas”, assim mesmo entre aspas, porque fogem do que seriam entrevistas costumeiras, onde se pergunta o que quer e também se responde da mesma forma.

Para o editor responsável do PROPMARK, uma contribuição de envergadura da Globo à valorização do jornalismo televisivo pátrio. Hoje sabemos mais de cada um dos candidatos já entrevistados do que sabíamos antes de começar essa série do Jornal Nacional.

Isso não só é bom para a democracia, como em consequência é muito bom para o eleitor conhecer melhor seus candidatos já preferidos ou ainda a serem por cada um de nós escolhidos.

Em tempo, este texto foi redigido antes do encerramento da série de entrevistas com os candidatos presidenciáveis.

 

***

 

A nona versão do Fórum de Marketing Empresarial, realizada no último fim de semana de agosto, no Sofitel Guarujá, e organizada pelo Grupo Doria, com a colaboração da Editora Referência (que edita o PROPMARK), além do Blog do Adonis, do jornalista Adonis Alonso, e a supervisão de curadoria do publicitário Marcos Quintela, do Grupo Newcomm, e a participação especial do LIDE, representado pelo chairman Luiz Fernando Furlan, adotou o formato de discussão em grupo, para os relevantes temas do setor que iam surgindo nos três ambientes de trabalho dos participantes.

A opinião geral colhida pelo PROPMARK na ocasião é que a adoção dessa dinâmica de grupo deve ser mantida nas futuras versões do Fórum.

Além disso, o evento contou também com os tradicionais painéis, onde expositores, previamente convidados, realizaram palestras ilustradas discorrendo sobre variados temas.

Nesta edição do PROPMARK, em sete páginas, cobertura completa desse importante evento do marketing brasileiro, que realçou temas do momento como a questão da diversidade, com a apresentação de pesquisa exclusiva mostrando que as pessoas querem que as marcas apoiem causas e bandeiras.

 

***

 

Surpreendeu o mercado publicitário a saída voluntária de Ricardo Esturaro da direção do Marketing da Rede Globo.

Nesta edição, matéria sobre o fato, com fotos do demissionário e do seu sucessor, ainda em caráter provisório, Marcelo Duarte.

Segundo informou ao PROPMARK, Ricardo Esturaro ainda não tem definido o seu futuro profissional, optando por um período sabático nas próximas semanas.

 

***

 

Tendo deixado a profissão de mídia, onde se consagrou, em 2015, o publicitário Otto de Barros Vidal Júnior lançou o livro Corinthians – Uma paixão além da publicidade, com agradáveis textos onde circulam livremente suas experiências profissionais e sua paixão pelo Timão.

Democraticamente, o autor convidou amigos mais chegados do mercado e com outras preferências clubísticas, além da sua, a escreverem sobre a mística da paixão pelo futebol que não identifica apenas corintianos, mas gente de várias bandeiras e de todos os níveis sociais.

Ao discorrer sobre o seu Corinthians, Otto de Barros Vidal Jr. expõe para o leitor comparações confirmadas pelos demais textos de palmeirenses, são-paulinos, santistas, flamenguistas, vascaínos, botafoguenses, fluminenses, gremistas, atleticanos, cruzeirenses e tantos outros aficionados e seus clubes.

O futebol, nossa paixão nacional, entrelaça-se, no livro do autor, com as demandas da atividade publicitária, tornando-se ainda mais atraente pela criativa narrativa de Otto Vidal, no seu espontâneo registro de fatos da sua carreira que se identificam com a maioria dos brasileiros, publicitários ou não, mas todos apaixonados por um gol contra do adversário.

 

***

 

Suzy Scherb, filha do saudoso Otto Scherb, um dos fundadores e o primeiro presidente (com esse título) da ESPM, é a idealizadora, juntamente com Dalton Pastore (atual presidente da escola), do projeto Espaço Cultural ESPM, sob a gestão cultural da Kissus Produção e Promoção.

A inauguração do novo espaço contou com um show do Pedro Mariano Trio, apresentado por Eliana Fonseca (atriz, diretora de cinema, teatro e TV), cabendo aos alunos da Agência Arenas da escola discorrerem sobre a identidade visual do projeto, por eles assinada.

 

***

 

Frases: 1. “Agradeço imensamente a oportunidade de participar do 9º Fórum de Marketing Empresarial. Todo conhecimento recebido e compartilhado foi de grande importância para a evolução da comunicação e do marketing. Cada vez mais devemos unir os anunciantes, agências e as mídias para um bom e completo plano”. (Lizandra Freitas, Clear Channel). 2. “O pedaço mais gostoso do seu dia está aqui”. (Cartão de boas-vindas que acompanhou um mimo da Cacau Show aos participantes do 9º Fórum).

 

***

 

Este Editorial é uma homenagem à dupla de apresentadores do Jornal Nacional, William Bonner e Renata Vasconcellos.

Armando Ferrentini é presidente da Editora Referência, que publica PROPMARK e as revistas Marketing e Propaganda.