Como se vive hoje? O corte de cabelo, a roupa, a escolha do carro, dos alimentos ou a forma como uma pessoa compra e organiza sua casa fazem parte do jeito de morar. Tudo isso é traduzido em estilo de vida e morar é universal porque envolve conforto, é símbolo de status e carrega códigos sociais que vão interferir e ser contaminados diretamente pela arquitetura e pelo design. 

Divulgação

Há 30 anos, a Casa Cor tem a fina receita de compor um elenco de profissionais que traduz o que existe de melhor e mais sofisticado no mercado. Livia Pedreira, que até 2015 era presidente e agora assume como diretora-superintendente do Grupo Casa Cor, acredita que a tradição do evento está em atrair grandes nomes do setor, além de revelar jovens talentos.

“Esse elenco atrai um grande número de fornecedores e patrocinadores que entendem como as suas marcas podem compor esse universo de glamour que está além do morar”, explica Livia. Hoje o Grupo Casa Cor tem 25 franquias, sendo 20 delas no Brasil e cinco na América Latina. A edição que será realizada em São Paulo é a maior e mais antiga, e será realizada de 17 de maio a 10 de julho, no Jockey Club de São Paulo.

A organização da Casa Cor está reformando o prédio do ambulatório do Jockey Club para receber a edição deste ano do evento. “Ele já está em processo de restauração e depois será entregue ao Jockey”, revela Lívia.

Estilo
A Casa Cor procura estar afinada com o tempo, trazendo um estilo de vida cada vez mais complexo com o passar dos anos. É preciso, segundo Livia, perceber as mudanças que estão ocorrendo no mundo e implementar alteração na fórmula. “Ao fazermos a concepção de um evento, temos de projetar espaço para uma família convencional, assim como espaços para quem mora sozinho, em 30 metros quadrados”.

Divulgação

Historicamente, o mercado de decoração no Brasil abriu as portas para várias tendências e produtos por meio da Casa Cor. Alguns exemplos são o home theater, as cozinhas integradas e o porcelanato, revestimento cerâmico que ficou muito popular no país nos últimos anos. O evento tem como uma de suas principais bandeiras a sustentabilidade, sendo concebido com conceito de reaproveitamento, reciclagem de resíduos e tecnologias que ajudem o meio ambiente. No ano passado, a Casa Cor foi iluminada 100% com luzes de LED e resultou na economia de 80% de energia.

Quem pensa que só os profissionais do segmento dão audiência para a Casa Cor, está enganado. Há uma legião de fãs apaixonados por arquitetura e design marcando presença todos os anos. Além disso, Livia vê um crescimento significativo no interesse dos jovens pelo tema, buscando ideias, montando suas casas. “Vemos que o evento tem uma característica agregadora, com espaços bacanas como bar, café e restaurante, contaminados pela arquitetura e pelo design”, analisa a diretora.

A expectativa é de 500 mil visitantes em todas as praças em 2016. No ano passado, apenas a feira teve, em média, dois mil visitantes por dia, em 50 dias de evento, reunindo 100 mil pessoas no total.

Entre os principais patrocinadores estão Deca, Renault, Ornare, Duratex, Igui Piscinas, Uniflex, De’Longhi e Brilia.

O tema deste ano é a celebração, ressaltando como a casa é um grande espaço para se viver alegrias e tristezas. “Acreditamos que a casa conta, de fato, o jeito de viver de uma época. Conseguimos contar a trajetória humana, como os arquitetos traduzem o que é morar nessa década, tão difícil e nebulosa”.