Allan Panossian, CEO do Delivery Direto (Divulgação)

A fome volta a rondar o brasileiro. Mais de 116,8 milhões de pessoas estão em situação de insegurança alimentar, segundo pesquisa realizada em dezembro de 2020 pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan). Desse total, cerca de 43,4 milhões (20,5%) não tinham alimentos suficientes e 19,1 milhões (9%) passavam fome. As crises econômica, política e sanitária explicam o recuo do Brasil aos patamares de 2004.

“Com o cenário atual da pandemia, diversos estabelecimentos clientes, de cidades em várias regiões do país, têm utilizado o Delivery Direto como um canal para o recebimento de doações que são convertidas em refeições entregues a pessoas em situação de vulnerabilidade alimentar”, conta Allan Panossian, CEO e fundador do Delivery Direto, unidade de negócios da Locaweb que oferece aplicativos de delivery e gestão para restaurantes. Enquanto projetos de impacto social como o Marmita Solidária, do POP Vegan Food, encontram na plataforma um canal para a sua viabilização, os donos de estabelecimentos fechados devido às restrições impostas pela pandemia da Covid-19 têm no Delivery Direto um aliado para garantirem a sua sobrevivência.

“Desde setembro de 2019, quando a empresa foi adquirida pela Locaweb, tivemos um crescimento de 137,5% na base de clientes”, aponta Panossian. Na esteira da pandemia, o mercado de delivery foi obrigado a avançar, exigindo foco nas prioridades. “Tínhamos cerca de 75 colaboradores no início de 2020. O nosso time quase dobrou desde o começo da pandemia”, frisa Panossian.

Voltada para a captação de leads, a estratégia de comunicação do Delivery Direto hoje contempla o blog Restaurantes de Sucesso, mesmo nome do canal da marca no Telegram, que funciona como um hub de conteúdo. Elaboradas internamente pela área de marketing e executadas pela agência Rocky, o plano inclui ações no Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube. O posicionamento da marca como autoridade na gestão e delivery de restaurantes permite a aproximação com negócios locais, além de gerar valor ao mercado. “Não somos substitutos para o marketplace, mas sim um canal em que o empreendedor local pode atender e fidelizar a sua base de clientes por um custo mais acessível”, diz Panossian.

As principais dificuldades ainda estão ligadas à eficiência e ao controle de custos. Embora ainda existam adeptos ao “caderninho”, ele já não é mais uma alternativa, e o contato pelo WhatsApp pode ser tão complexo e suscetível a equívocos quanto às anotações. “A automação do recebimento de pedidos acaba com os erros e permite que o empreendedor foque em prestar um bom atendimento aos clientes e alcançar fidelização”, explica Panossian.

Um dos exemplos vem da Toccare Pizzas, de São Paulo, que atingiu uma taxa de recorrência de vendas de cerca de 90% com a utilização do Delivery Direto. Foi graças à plataforma que também a paranaense Matsuri To Go passou de um negócio tradicional, apenas com atendimento de salão, para o delivery. Já o Grupo Rão, parceiro da empresa desde 2017, conseguiu expandir a sua presença do Rio de Janeiro para mais de 90 lojas em todo o Brasil. Os clientes contam com a integração do Delivery Direto a outras soluções da Locaweb como os pagamentos online da Yapay e os sistemas de PDV e ERP da ConnectPlug.